Encerra nesta terça-feira, 31, às 23h59, o prazo para entregar a declaração do Imposto de Renda 2022. Para quem ainda está em dúvida se precisa ou não fazer a declaração neste ano, são listados a seguir as situações que exigem a entrega do IR 2022.
Veja se você tem que declarar neste ano e baixe o programa:
Basta se encaixar em uma das situações para ter que declarar, ou, baixar o programa de preenchimento do IR 2022 no computador ou celular.
Declaração de pessoa falecida:
Você vai fazer o imposto de renda de uma pessoa falecida? Veja as orientações específicas para declaração de espólio aqui. Caso a pessoa tenha falecido nos primeiros meses de 2022, o procedimento é diferente. Veja aqui.
Recupere a declaração do ano passado:
Se você fez declaração no ano passado, recupere o arquivo digital ou ao menos uma versão impressa. Esse documento vai poupar muito tempo no preenchimento da declaração deste ano.
Abra o programa do IR 2022 e crie uma nova declaração:
Ao abrir o programa, aparecerá uma janela com as “novidades do programa” deste ano. Feche a janela e, em seguida clique na aba “Nova”. Selecione o tipo: “Declaração de Ajuste Anual”. Na sequência, selecione “Iniciar importando declaração de 2021” se você tiver a declaração do ano passado. Localize a pasta do computador onde está o arquivo. Se você vai declarar pela primeira vez ou está sem o arquivo do ano passado, selecione “Iniciar declaração em branco”. Informe seu nome e CPF.