O secretário municipal de Educação, Cláudio de Souza, destacou a importância da mobilização conjunta entre instituições civis, militares e educacionais para a realização da Semana da Pátria. Na ocasião, ele anunciou José Augusto Fiorin como coordenador geral da edição deste ano.
Durante a reunião, Fiorin resgatou o histórico dos selos comemorativos e temas das edições anteriores e apresentou a temática de 2025, que homenageará os profissionais e instituições da área da saúde, sob o lema: “Pátria saudável, povo forte”. A construção da identidade visual do evento foi detalhada pelo 2º Sargento André Luis Amorim da Rosa, chefe da Comunicação Social do 27º GAC.
A programação da Semana da Pátria iniciará no dia 18 de agosto, às 10h30, no Complexo Poliesportivo, com a recepção do Fogo Simbólico. O ato contará com a presença da Banda Carlos Gomes e autoridades civis e militares. A abertura oficial será realizada em 1º de setembro, às 9h, na Praça da República. O acendimento da pira será feito por representantes dos três hospitais de Ijuí: Hospital de Clínicas, Unimed e Bom Pastor.
Ficou definida também a escala das entidades que realizarão a guarda do Fogo Simbólico na Praça da República, até o dia 6 de setembro. O desfile cívico-militar acontecerá no domingo, 7 de setembro, às 8h, na Rua Benjamin Constant. Em caso de chuva, o evento será transferido para o dia 14 de setembro, no mesmo horário e local. José Augusto Fiorin apresentou a ordem preliminar de algumas entidades que participarão do desfile. A ordem das escolas será definida por sorteio.
Como parte das atividades relacionadas à Semana da Pátria, o secretário Cláudio de Souza anunciou que no dia 24 de agosto, durante o evento “Domingo no Campus”, na Unijuí, ocorrerá a apresentação das bandas marciais das escolas municipais.
Participaram da reunião o comandante do 27º GAC, Tenente-Coronel Douglas Luís da Silva, comandante do 29 BPM da Brigada Militar, Itamar Ferreira Walter, secretários municipais, representantes da Secretaria da Saúde, do Grupo de Escoteiros de Ijuí, Brigada Militar, Coordenadoria de Trânsito, Polícia Rodoviária Federal, 12º Batalhão de Bombeiro Militar de Ijuí, além de representantes dos hospitais locais, escolas e demais entidades envolvidas na organização.