Os projetos para a cédula de votação da Consulta Popular desse ano, na área do Conselho Regional de Desenvolvimento do Noroeste Colonial, com sede em Ijuí, vão sair de nove áreas. Essas áreas foram sistematizadas ontem pela manhã durante assembleias presenciais nos 11 municípios do Corede. Já a direção do Corede participou de forma virtual. Segundo o presidente do Corede, Nélson Thesing, as propostas fazem parte do que foi sugerido pelos eleitores, recentemente, via site da Consulta Popular.
Uma das áreas de onde poderá sair projeto para a cédula de votação da Consulta Popular no Corede Noroeste Colonial é a agricultura, com ideias de projetos para erradicação da brucelose e tuberculose bovina, piscicultura e melhoria de acessos a propriedades rurais.
Outro segmento é o desenvolvimento econômico, por exemplo, com proposta de criar um programa de microcrédito municipal assistido e orientado autosustentável. No desenvolvimento rural, uma das propostas é de construção de estrutura para realização da Fecolônia – Feira Estadual da Agroindústria Colonial – que geralmente acontece em Ijuí. Para o desenvolvimento social, uma das ideias é construir uma piscina de hidroginástica para idosos.
Referente ao esporte e lazer, foi sugerido que a lista de votação da Consulta Popular no Corede Noroeste Colonial tenha projeto a fim de criar oportunidade em clubes de futebol para testes de desempenho e distribuição de material esportivo para crianças e jovens. No segmento de meio ambiente, uma das propostas é implantar centros intermunicipais de gestão sustentável de resíduos.
Sobre a área de trabalho e desenvolvimento profissional, há ideia, por exemplo, de programa regional de fomento e inovação para pequenos negócios e microempreendedores. Para o turismo, a proposição é de projeto integrado de turismo sustentável e educação ambiental. E ainda tem proposição para cursos de capacitação para jovens e adultos, com vistas a melhor desempenho no mercado de trabalho.
Agora, os 11 municípios do Corede Noroeste Colonial podem discutir as mencionadas áreas de forma particular e dia 25 de setembro, à tarde, no Centro de Eventos da Unijuí, em Ijuí, vai ocorrer nova assembleia regional para, aí sim, definir os projetos que irão compor a lista de votação da Consulta Popular. Nesse encontro, a cédula da região de Ijuí vai ser oficializada pelos delegados escolhidos nas assembleias municipais de ontem, mais a direção do Corede e membros permanentes, como prefeitos e presidentes de Câmaras de Vereadores.
A votação da Consulta Popular vai acontecer de 6 a 10 de outubro, quando os eleitores escolherão projetos para receber recursos do governo estadual no próximo ano. Cada Corede do Rio Grande do Sul vai ter projetos específicos para votação. O Corede Noroeste Colonial tem direito a 1 milhão, 885 mil reais para distribuir entre as áreas mais votadas. Na abrangência do Conselho Regional de Desenvolvimento, com sede em Ijuí, a cédula de votação da Consulta Popular vai ter de quatro a seis projetos. A definição do número de projetos e o valor para cada demanda aprovada serão acertados na assembleia do dia 25 de setembro.