O município de Ijuí já possui projetos para defender durante assembléia do Corede Noroeste Colonial, a fim de que façam parte da cédula da Consulta Popular do governo estadual deste ano. Ontem à noite, na ACI, houve assembleia municipal da Consulta Popular, quando foram definidos cinco projetos. Um dos projetos é na área da saúde, com sugestão de investimentos para compra de um aparelho de oscopia para o Hospital de Caridade de Ijuí, aquecimento solar no hospital Bom Pastor, ampliação da clinica da Apae, e aquisição de veículos para a secretaria municipal da Saúde.
Outra demanda apontada por Ijuí é na segurança, com veículos para as Policiais Civil e Militar. O terceiro projeto é na educação, com sala tecnológica para o ensino fundamental, também projeto para investir em agroindústrias. A quinta e última demanda sugerida na assembleia da Consulta Popular em Ijuí, ontem à noite, foi no segmento de políticas para as mulheres, com ênfase no centro referência para as mulheres.
Participaram da assembleia, 390 pessoas, o que deu direito de eleger 13 delegados. Esses delegados vão defender os projetos ijuienses na assembleia regional de sistematização das propostas dos 11 municípios do Corede, no início do próximo mês em Ijuí. Nesse encontro sairá a lista com os projetos para a votação da Consulta Popular, de 26 a 28 de junho, quando os eleitores poderão eleger iniciativas a fim de receber dinheiro do governo estadual no próximo ano.