O Conselho Regional de Desenvolvimento do Noroeste Colonial, com sede em Ijuí definiu, ontem à tarde, 24, os projetos que vão estar na lista de votação da Consulta Popular do Estado, cuja eleição vai acontecer no próximo mês. A sistematização ocorreu durante assembleia no campus da Unijuí.
Uma das matérias, ou seja, implantação de um laboratório para análise de alimentos e produtos das agroindústrias já estava acertado para a cédula de votação, pois teve o maior número de curtidas no aplicativo Colab.
Dos demais projetos propostos pela população, quatro foram definidos ontem, portanto, a lista de votação, dentre os 11 municípios do Corede Noroeste Colonial, terá cincos matérias. Os demais projetos são os seguintes: apoio à implantação da casa de apoio e ressocialização para homens em situação de vulnerabilidade social, apoio às agroindústrias, instalação de brinquedos adaptados e acessíveis em parques e praças públicas para uso do público com necessidades especiais, em cada um dos municípios da região de Ijuí, e incentivo ao cicloturismo.
O Corede Noroeste Colonial tem direito a 1 milhão e 580 mil reais. Os três projetos mais votados vão receber recursos do governo gaúcho no próximo ano. O projeto que tiver o maior número de votos ganhará 40% do total de 1 milhão e 580 mil reais; o segundo e terceiro colocados, 40% cada um.
O governo do Rio Grande do Sul ainda disponibilizará 5 milhões de reais extras para os nove Coredes com maior número de votação, ou seja, 1 milhão para o Corede que ficar em primeiro lugar e 500 mil reais para o que se posicionarem entre o segundo ao nono lugar. A votação da Consulta Popular acontecerá de 14 a 23 de novembro pelo aplicativo Colab ou pelo site da Consulta Popular. O voto é facultativo.
Durante entrevista nesta manhã na RPI, o vice-presidente do Corede Noroeste Colonial, Fioravante Ballin, disse que a partir de agora se intensifica a mobilização para incentivar eleitores a votar na Consulta Popular. O Corede, ainda Conselhos Municipais de Desenvolvimento, prefeituras, Câmaras de Vereadores e demais segmentos das comunidades passam a organizar grupos de whatsapp e demais ações para chamar as pessoas à votação.
Confira os projetos aprovados para a lista de votação da Consulta Popular no Corede Noroeste Colonial: