Busca rápidaX

MANCHETES

Definidos projetos para votação na Consulta Popular no Corede Noroeste Colonial

26 de setembro de 2025

A cédula de votação da Consulta Popular deste ano no Corede Noroeste Colonial, com sede em Ijuí, vai ter seis projetos. Os três mais votados receberão recursos. A decisão foi tomada durante assembleia, ontem à tarde, realizada em Ijuí pelo próprio Conselho Regional de Desenvolvimento.

O primeiro projeto se refere ao programa integrado de desenvolvimento rural sustentável, com abordagem sobre controle e erradicação da brucelose e tuberculose na bovinocultura, desenvolvimento da piscicultura, melhoria dos acessos às propriedades rurais, ainda recuperação e correção do solo.

Outro projeto é sobre desenvolvimento econômico regional, para apoio financeiro às empresas em participação em feiras de negócios e para programa de inovação sustentável para pequenos e médios negócios. Ainda foi definido projeto de apoio à agricultura familiar, para equipamentos para agroindústrias, construção e melhoria da infraestrutura de açudes, poços e cisternas, também implantação de estrutura com pavimentação para salas de espera na bovinocultura leiteira.

Outra proposta que vai estar na cédula de votação da Consulta Popular, no Corede Noroeste Colonial, versa sobre recursos para tratamento veterinário, com vacinação, vermifugação para cães e gatos, esterilização de machos e
fêmeas. Ainda vai constar na lista de votação projeto para proteção e manutenção de nascentes de água.

E a sexta ideia a ser disponibilizada para votação é de projeto integrado de turismo sustentável e educação ambiental, a fim de investir num parque permanente temático para melhorar a rota turística Água, Cultura e Sabores, trilha ecológica, apoio à qualificação da infraestrutura de roteiros turísticos rurais, culturais e tecnológicos, sinalização turística e melhoramento de trilha ecológica.

Para o Corede Noroeste Colonial, o governo gaúcho disponibiliza para a Consulta Popular, 1 milhão, 885 mil reais. O projeto mais votado vai receber 40% ou 754 mil reais. Já o segundo e terceiro com maior número de votos, cada um, vai ter direito a 30%, o que significa 565 mil reais.

Agora, até segunda-feira, 29, cada um dos 11 municípios do Corede Noroeste Colonial precisa indicar, referente aos projetos da cédula de votação, quais áreas quer aplicar recurso, ou seja, escolher dentro do projeto, a linha que acha interessante receber dinheiro, caso a proposta seja aprovada.

A votação da Consulta Popular vai acontecer de 6 a 10 de outubro pelo site do programa, whatsapp ou off line. No caso de off line, cada município vai ter que informar se quer também este sistema, que coleta votos onde não há sinal de internet. A votação na Consulta Popular é voluntária. Os projetos aprovados receberão recursos do governo gaúcho em 2026. Cada Corede do Estado tem cédula específica com projetos para votação.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí
error: Conteúdo protegido!