O Corede Noroeste Colonial – Conselho Regional de Desenvolvimento – com sede em Ijuí, detalha o montante de recursos para os municípios, conforme os projetos aprovados na Consulta Popular desse ano. Referente ao projeto sobre Programa Integrado de Desenvolvimento Rural Sustentável, que foi o mais votado, os municípios de Coronel Barros, Jóia e Pejuçara, cada um vai receber 68 mil, 571 reais para controle e erradicação da brucelose e tuberculose na bovinocultura. Bozano vai ter o mesmo valor, mas para desenvolvimento da piscicultura. Ajuricaba, Augusto Pestana, Catuípe, Condor, Ijuí e Panambi, cada um, fica com 68 mil, 571 reais a fim de investir no melhoramento de acessos a propriedades rurais. Igual valor vai ser direcionado para Nova Ramada aplicar em recuperação e correção de solo.
Planilha com projetos aprovados, valor por município no Corede Noroeste Colonial
No que se direciona ao projeto de apoio à agricultura familiar, Augusto Pestana, Bozano, Coronel Barros, Ijuí, Nova Ramada e Pejuçara, cada um vai ganhar 51 mil, 428 reais para compra de equipamentos às agroindústrias. Ajuricaba, Catuípe e Panambi, da mesma forma, receberão 51 mil, 428 reais para construção e melhoria da infraestrutura de açudes, poços e cisternas. O mesmo montando vai para Condor e Jóia investir em implantação de estrutura com pavimentação para salas de espera na bovinocultura leiteira.
E a terceira e última demanda aprovada na Consulta Popular de 2025 no Corede Noroeste Colonial, ou seja, projeto integrado de turismo sustentável e educação ambiental, vai destinar 51 mil, 428 reais para Catuípe investir num parque permanente temático para melhorar a rota Turística Água, Cultura e Sabores, da Amuplam. Igual montante vai para Ajuricaba, Bozano, Jóia, Panambi e Pejuçara apoiar a qualificação da infraestrutura de roteiros turísticos rurais, culturais e tecnológicos. Condor, Coronel Barros e Nova Ramada receberão, cada, 51 mil, 428 reais para sinalização turística. Por fim, do mesmo projeto, Augusto Pestana e Ijuí também ganharão mesmo valor mencionado para melhoramento de trilha ecológica. Esses recursos da Consulta Popular serão encaminhados pelo governo estadual no próximo ano.