Em encontro com os responsáveis culturais de cada uma das 10 entidades tradicionalistas do município de Ijuí, foi realizado na noite de ontem, no C.C.N. Piazito Carreteiro, o sorteio dos sub temas que serão trabalhados por estas entidades no desfile de 20 de Setembro em Ijuí. Para 2018, o tema dos festejos da Semana Farroupilha é Tropeirismo – Contribuição para a formação da identidade sul-rio-grandense.
A titular da Coordenadoria de Turismo de Ijuí, Kelli Simone Silva, explica sobre o tema. “O Tropeirismo foi um ciclo econômico, social e cultural. Um dos principais responsáveis pela formação da identidade do povo gaúcho, desde os primórdios de sua ocupação europeia pelos jesuítas na região missioneira (1626) e posteriormente por paulistas, lagunistas e portugueses que se estabeleceram inicialmente nos Campos de Viamão, formando as primeiras estâncias oficiais (1732), mediante doação de sesmarias”.
A importância deste tema para os Festejos Farroupilhas 2018 no Rio Grande do Sul, é recolocar a figura humana do tropeiro, que por muito tempo ficou oculto em nossa história tradicionalista, em seu devido lugar de destaque. O tropeiro, inicialmente alóctone (vem de outro lugar) aos poucos vai se aquerenciando por aqui, adquirindo terras e assim originando novas estâncias, contribuindo para ocupação territorial definitiva do RS.
Alguns formaram famílias, casando-se com gaúchas e muitos de seus filhos seguiram as atividades de seus progenitores, garantindo assim, viva as lidas tropeiras de seus antecedentes. Por outro lado, serve de alerta para todos tradicionalistas, que a Tradição Gaúcha não se limita apenas ao Decênio Farroupilha, existem muitos outros elementos importantes que participaram da formação da identidade do povo sul-rio-grandense.
Por se tratar de tema extenso, o Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) propôs às Regiões Tradicionalistas dividi-lo em Sub-temas, foco do encontro das entidades ijuienses na noite de ontem. Os temas ficaram assim distribuídos:
1º – GF Chaleira Preta: Tropeirismo Missioneiro em sua primeira fase, introdução do gado e formação das Estâncias Missioneiras, que deram origem a Vacaria do Mar ( Primeiro ciclo das missões).
2º – GF Fogo de Chão: Vacaria dos Pinhais ( 2º Ciclo das Missões)
3º – CTG Avó Maragato: Ciclo do Muar
4º – CTG Laureano Medeiros: Os 5 Grandes Caminhos
5º – GAN Cabo Toco: Usos e costumes dos Tropeiros
6º – CCN Piazito Carreteiro: Tipos de Tropas
7º – GDF Chão Batido: Ofícios Associados
8º – CTG Querência Xucra: A Comitiva
9º – CTG Velho Vargas: Tropeirismo Regional
10º – CTG Clube Farroupilha: Homenagens aos 75 anos de fundação