A proposta do Governo do Rio Grande do Sul de reajuste de 12,49% em três parcelas a serem pagas até 2026, encaminhada na Assembleia Legislativa e que seria votada na última sexta-feira, 19 de Julho, não agradou as Forças de Segurança do Estado, especialmente a classe dos Delegados de Polícia.
A Associação dos Delegados de Polícia (ASDEP) reuniu os associados na útlima terça-feira, 16, para uma assembleia, que contou com a presença de quase 300 Delegados(as), em que foi demonstrado o descontentamento com a proposta de reajuste salarial.
Nesta assembleia ficaram decididas várias medidas de protesto para sensibilizar, não somente o governo, mas a sociedade em geral sobre a necessidade da valorização do servidor da segurança pública.
Desde a última quinta-feira, 18, os Delegados passaram a adotar as seguintes medidas:
As medidas por enquanto não tem previsão de retorno, pois a votação do projeto do governo foi adiada para 31 de Julho na Assembleia, até lá devem seguir válidas as ressalvas.
Segundo o Delegado Ricardo Miron, responsável pela 26ª DP, com Sede em Ijuí: “Esta não é uma medida contra a imprensa ou contra a sociedade em absoluto, mas uma forma de protestar contra a desvalorização salarial imposta pelo atual governo, pela falta de reajuste dos índices de inflação dos últimos 10 anos no salário do servidor público vinculado ao Executivo Estadual”.