Busca rápidaX

MANCHETES

Programa de recuperação de crédito do Demei com descontos de até 100% em juros e multas

27 de janeiro de 2026

O Departamento Municipal de Energia de Ijuí, Demei, lançou um novo programa de recuperação de crédito, com o objetivo de possibilitar que consumidores regularizem débitos antigos, referentes a contas em atraso até 31 de dezembro de 2022.

Em entrevista à Rádio Progresso, o diretor-presidente do Demei, Marco Aurélio Sickas, disse que nos últimos cinco anos a autarquia conseguiu reduzir significativamente a inadimplência, que caiu de 14% para cerca de 5%. Apesar disso, ainda existe uma parcela de consumidores com dívidas mais antigas, cujos valores se tornaram inviáveis de pagamento ao longo do tempo em função da incidência elevada de juros e multas.

Diante desse cenário, foi criada uma lei específica para oportunizar a renegociação dessas dívidas. Sickas destacou que há casos em que os consumidores poderão ser contemplados com até 100% de desconto nos juros e multas, pagando apenas o valor nominal da fatura em atraso. Para quem não puder quitar o débito à vista, o programa permite entrada mínima de 10% e parcelamento do saldo restante em até 30 vezes.

Atualmente, cerca de 17 mil faturas se enquadram nessa situação, somando aproximadamente R$ 4,5 milhões em valores em atraso. Segundo o presidente do Demei, o valor nominal dessas contas gira em torno de R$ 2 milhões, sendo o maior impacto financeiro decorrente justamente de juros e multas acumulados ao longo dos anos.

Sickas ressaltou que esta é uma grande oportunidade para os consumidores acertarem seus débitos e recuperarem o crédito junto à autarquia. O programa, no entanto, não contempla consumidores que já possuem processos de cobrança judicial em andamento.

Os prazos para adesão variam conforme a forma de pagamento. A quitação à vista pode ser feita até 31 de março. Já o parcelamento com até 80% de desconto em juros e multas pode ser solicitado até 31 de maio, enquanto o parcelamento com até 50% de desconto se estende até 31 de julho.

Os interessados podem buscar atendimento pelo telefone 0800 051 9200, que também conta com WhatsApp, pela agência virtual no site do Demei, pelo aplicativo do Departamento Municipal de Energia de Ijuí ou diretamente de forma presencial na autarquia.

Fonte: Rádio Progresso