O Corujão da Saúde de Ijuí vai funcionar, hoje e amanhã, das 14 às 19 horas. A abertura do local, que funciona no prédio da secretaria municipal de Saúde, neste final de semana, ocorre devido ao movimento acima da média que a UPA registra em função de casos de dengue, Covid e também pela troca de sistema, o que gera aumento no tempo de espera dos atendimentos.
Hoje o secretário da Saúde, Márcio Strassburger, disse para a RPI que o Corujão atende, além de pessoas com sintomas de problemas respiratórios, também situações de dengue e virose, por exemplo. Ele observou que a Unidade de Pronto Atendimento de Ijuí está sobrecarregada de pessoas que procuram serviços, principalmente, com suspeita ou confirmação de dengue ou com virose.
Márcio Strassburger ressaltou que muitas pessoas comparecem na UPA com náusea a vômito, situação característica de virose e que se tornou tradicional no atual período do ano, talvez muito por conta da volta às aulas. Como essas situações precisam de tempo maior de atendimento, por exemplo, devido à necessidade do paciente receber soro, visto desidratação, há acumulo de pessoas na UPA. Além disso, segundo o secretário da Saúde de Ijuí, na maioria das vezes não se revolve com apenas uma ida à UPA ou ambulatórios, pois o paciente precisa de reconsulta ou renovar atestados para licença do trabalho.
Em fevereiro deste ano, a UPA realizou média de 150 a 170 atendimentos por dia. Agora, está entre 270 a 280, com alguns dias, principalmente domingos e segundas-feiras, em que ficam em torno de 290 e até ultrapassam os 300 atendimentos diários. Ijuí acumula, nesse ano, 311 casos de dengue e há 219 suspeitos. Ainda sobre o Corujão da Saúde, aos dias de semana o atendimento acontecer das 18 às 21 horas.