Em meio ao cenário que preocupa os órgãos de saúde de Ijuí em relação ao crescente número de casos de dengue registrados no município, Secretaria de Saúde e Vigilância Ambiental promovem ações de combate a doença. Na última sexta-feira eram 97 casos em Ijuí. Para minimizar a situação, os órgãos de saúde promovem nessa terça-feira (21), uma vistoria nos bairros que até agora contabilizaram mais casos, ou seja, Ferroviário e parte do bairro Herval.
O coordenador da Vigilância Sanitária, Ortiz Júnior, destaca que este é um momento fundamental para o combate ao mosquito Aedes Aegypti, e lembrou que é importante que a população faça uma boa limpeza em seus terrenos e pátios, pois na terça-feira as equipes farão a vistoria e se necessário a coleta de larvas para análise. Ortiz não descarta a possibilidade de notificação em locais que apresentarem criadouros do mosquito.
O cenário no estado também é de alerta. Na semana passada foi registrado o primeiro óbito por dengue no Rio Grande do Sul em 2023. Trata-se de uma mulher, de 49 anos, residente do município de Bento Gonçalves. Em 2023, já foram confirmados, no estado, 873 casos autóctones – isto é, quando o contágio ocorre dentro do Estado. No ano passado, o RS registrou os maiores índices da doença em toda sua série histórica. Foram mais de 57 mil casos autóctones, outros 11 mil casos importados (quando o contágio ocorre fora do Estado) e 66 óbitos em virtude da dengue. Os dados deste ano foram atualizados na última quinta-feira (16/3).