O plantio da aveia branca atinge cerca de 80% da área prevista para esta safra dentre os 44 municípios de abrangência do escritório regional da Emater, com sede em Ijuí. A cultura está em germinação ou desenvolvimento vegetativo. Há restrição de sementes no mercado, o que pode reduzir a área prevista. A tendência inicial é de aumento de aproximadamente 10 mil hectares com a cultura na região, num total de quase 104 mil hectares.
Já o cultivo da cevada está em 90%, com previsão de acréscimo de 500 hectares em relação à safra passada. No que se refere à canola, o plantio está em 81,50% e a área deve ficar em cerca de 31 mil e 500 hectares, em torno de 20 mil hectares a mais que 2023.
O trigo, por sua vez, conta com área semeada ao redor de 30%. A perspectiva é que os 44 municípios do escritório regional da Emater, sediado em Ijuí, plantem cerca de 309 mil e 900 hectares, queda de mais de 53 mil hectares num comparativo com o ano passado.
Essa diminuição de trigo se deve, especialmente, aos custos de produção, preço abaixo do esperado pelos agricultores e falta de semente no mercado, visto frustração da safra de 2023. Em contrapartida, ocorre aumento de áreas com canola e aveia branca, conforme frisado anteriormente.