O deputado estadual reeleito pelo PP, Ernani Polo, com base eleitoral em Santo Augusto, vai ser o secretário de Desenvolvimento Econômico na próxima gestão do governo gaúcho, a partir de primeiro de janeiro de 2023. O anúncio aconteceu ontem à tarde, 23, pelo governador eleito, Eduardo Leite.
Ernani Polo é deputado estadual desde 2011. Ele presidiu a Assembleia Legislativa em 2020 e foi secretário estadual da Agricultura entre 2015 e 2018. No lugar de Polo na Assembleia Legislativa gaúcha deverá assumir cadeira Issur Koch, primeiro suplente do PP.
Já a secretaria estadual de Logística e Transportes vai ter à frente, Juvir Costella, do MDB, que volta a ser secretário, pois atuou na mesma pasta nesse primeiro mandato do governador, Eduardo Leite. Ele também é deputado estadual reeleito. O deputado estadual reeleito pelo MDB, Beto Fantinel, foi anunciado como futuro secretário de Assistência Social do Rio Grande do Sul. Com os nomes de Costella e Fantinel para o Executivo gaúcho, dois suplentes do MDB devem assumir vaga na Assembleia Legislativa, um deles, Rafael Braga, de Cruz Alta.
Ronaldo Santini, do Podemos, que ocupou a secretaria do Turismo no primeiro governo de Eduardo Leite, agora vai ser o secretário estadual de Desenvolvimento Rural, uma das novas pastas criadas para a futura administração gaúcha, pois houve desmembramento da atual secretaria estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural. Ronaldo Santini foi reeleito, no pleito de outubro deste ano, para deputado estadual.