Busca rápidaX

MANCHETES

Deputado Jeferson confirma R$ 100 mil de emenda ao programa Anjos da BM

2 de setembro de 2024

O deputado estadual Jeferson Fernandes (PT) reuniu-se com o diretor do Departamento de Saúde da Brigada Militar, Coronel Dentista PM Régis Reche, a Major Médica PM Cláudia Ferrão Vargas e a Major Médica PM Denise Alves Riambau Gomes, na manhã desta segunda-feira (02/09). No encontro, o parlamentar confirmou a liberação de uma emenda de R$100 mil reais, de sua autoria, para o Programa Anjos, da Brigada Militar, voltado à prevenção ao suicídio e à promoção em Saúde Mental para o efetivo.

“Há vários fatores de adoecimento psíquico que causam abalos e ideações suicidas aos trabalhadores da segurança pública, como assédio moral, sexual e sobrecarga de trabalho. Minha intenção é contribuir para uma iniciativa que já existe e que a categoria reconhece como de relevância na prevenção ao suicídio e no reforço à saúde mental”, explicou o deputado, referindo-se à pesquisa realizada por ele junto a policiais militares para a sua dissertação de mestrado, que tratou do assédio sexual a praças da BM.

O Cel. Informou a Jeferson que já ocorreram seis suicídios de praças da ativa só no primeiro semestre de 2024 e que o Departamento busca identificar as causas e atuar na prevenção dessas ocorrências. Ele também anunciou que será lançado o edital para a realização da 5ª edição do Programa Anjos, extensiva a todos os segmentos da segurança pública, como Polícia Penal, Instituto Geral de Perícias, etc. “Serão 50 vagas para a Brigada Militar e outras 50 para polícias militares de todo Brasil”, acrescentou o Coronel.

Segundo Reche, o curso é voltado a oficiais e gestores, que terão 240 horas de formação para se tornarem aptos a identificar alterações e problemas relacionados à saúde mental de colegas e apoiá-los. “O Comando tem toda a preocupação em nos dar carta branca para atuar no que a BM pode fazer para melhorar a saúde mental dos nossos trabalhadores, porque precisamos oferecer segurança e tranquilidade à população gaúcha”, salientou.

Jeferson lembrou que a destinação da emenda, entre outras iniciativas, visa ajudar para que os policiais militares tenham mais qualidade de vida para desempenhar suas funções. “Queremos movimentar a Assembleia Legislativa e a sociedade gaúcha para promover saúde mental para a segurança pública com direitos humanos para os policiais e, assim, eles possam respeitar os direitos humanos do conjunto da população”, finalizou.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí e assessoria Jéferson Fernandes