Atenção com estradas, educação, emprego e agricultura são algumas das principais metas do deputado estadual Rafael Braga, pelo MDB de Cruz Alta. Na eleição do ano passado, ele ficou como primeiro suplente da sigla, mas assumiu terça-feira uma cadeira na Assembleia Legislativo visto que o titular, Juvir Costela, se licenciou pois é o atual secretário de Logística e Transportes do Rio Grande do Sul.
Durante entrevista hoje pela manhã na RPI, Braga disse que quarta-feira protocolou no parlamento gaúcho o pedido da primeira comissão especial de sua autoria, ou seja, para avaliar o papel das universidades comunitárias e facilitação ao ensino superior. O parlamentar explica que existe capacidade ociosa nessas instituições e, por outro lado, há a lei que obriga o governo estadual investir 0,5% da receita líquida de impostos próprios na educação superior, desde que seja pública e comunitária. Atualmente, isso não é cumprido.
Rafael Braga entende que esses recursos financeiros podem ser aplicados para custear bolsas de estudo para alunos no ensino superior, aliás, pedido já solicitado pelo Comung – Consórcio das Universidades Comunitárias do Rio Grande do Sul. Além disso, ele sugere que as universidades troquem dívidas também por bolsas. Na mesma linha, propõem que essas instituições possam atuar mais na capacitação de mão de obra e de professores. Uma das finalidades é que as pessoas tenham mais qualificação para o mercado de trabalho.
Na mesma entrevista na Progresso, Rafael Braga frisou que nesta manhã conversou com o grupo que discute melhorias na ERS 342 e implantação das paralelas da BR 285, perímetro urbano de Ijuí. Agora, os encaminhamentos são para organizar grupo a fim de viajar para Brasília, em breve, a fim de reforçar pedido pelas paralelas.
Em relação à ERS 342, entre Ijuí e Cruz Alta, o deputado disse que existe promessa do governador, Eduardo Leite, de começar a construção de terceira pista ainda este ano. O deputado por Cruz Alta espera que o fato do vice-governador, Gabriel Souza, ter vínculos familiares com a região, ajude nesse pleito pela rodovia estadual.
Para Rafael Braga, a ampliação da ERS 342 vai ajudar sobremaneira a agricultura, visto o escoamento dos grãos. Melhorar a tributação estadual para facilitar a contratação de pessoas para o primeiro emprego e que o Estado crie mais incentivos para instalação de empresas nos municípios se traduzem em outras diretrizes do deputado cruzaltense.