Em uma extensa agenda cumprida em Ijuí durante esta quarta-feira, 3, o desembargador presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT4), Dr. Francisco Rossal de Araújo palestrou em diversos locais da cidade. Entre as conversas, esteve agendas com o sindicato dos comerciários e no Sindilojas Noroeste.
Nestes locais, o desembargador destacou a relevância social e a necessidade de haver sindicatos fortes, tanto de trabalhadores quanto patronal, numa democracia.
“Precisamos de sindicatos fortes, tanto de trabalhadores quanto patronais, porque as representações são um intermédio importante na sociedade e numa democracia. Suprimir isso, resulta em regimes absolutistas. Hitlher, Mussolini e Stalin eram quem diziam que interpretavam direto o que o povo queria e são três dos mais terríveis ditadores que tivemos”, afirmou o desembargador no sindicato dos comerciários.
O Dr. Francisco Rossal de Araújo também citou a importância do diálogo entre empregadores e empregados, sendo este um dos objetivos da sua visita às entidades. “Nós desenvolvemos esse diálogo social e institucional aproximando a Justiça do Trabalho com o sindicato dos trabalhadores e das associações patronais, nós estamos cumprindo o papel da Justiça do Trabalho que, entre outros, não é apenas julgar os processos, mas permitir que a conciliação haja nas relações entre capital e trabalho”, destaca o desembargador.
Os eventos foram acompanhados por dezenas de pessoas. A visita a Ijuí do desembargador cumpre uma série de agendas que ele tem cumprido nas cidades que possuem Varas do Trabalho.