Com início marcado para o dia 17 de fevereiro, a aplicação da vacina contra a dengue acontecerá em ljuí, na sede do Oncosite. O estudo iniciou nesta semana e as inscrições encerram somente quando as doses disponibilizadas acabarem.
A vacina é destinada para homens e mulheres entre 18 e 50 anos, que nunca tiveram dengue e não possuem comorbidades. Ijuí é o único centro da região a receber o estudo, por isso interessados de outros municípios também podem entrar em contato para se inscrever como voluntários. O Centro de Pesquisa fica localizado na Rua São Cristovão, Bairro
Hammarstron, n° 618.
O estudo, que está em fase 2, foi desenvolvido pela MSD (Merck Sharp and Dohme) em
conjunto ao Instituto Butantan. A vacina quadrivalente contempla os 4 sorotipos diferentes da dengue, garantindo imunidade para a vida inteira.
Para o Dr. Fábio Franke, pesquisador responsável pelo estudo em ljuí, o desenvolvimento da nova vacina vai ajudar muito na prevenção do contágio, do agravamento da doença e do índice de mortalidade. “O ano de 2022 foi marcado pelo maior número de dengue na história e o que pode mudar o índice de mortalidade é a vacinação”, afirma.
O médico ainda ressalta a importância da pesquisa para avanços na área da saúde.
“Significa que estamos participando da evolução dos tratamentos médicos e que podemos testar em primeira mão produtos que poderiam demorar anos para chegar ao mercado.”
Vale ressaltar que já existe uma vacina para a
Dengue sendo comercializada no Brasil, porém a Dengvaxia só pode ser tomada por pessoas que já tiveram caso confirmado da doença e infelizmente a dengue hemorrágica pode se desenvolver também na primeira infecção pelo vírus, podendo causar sintomas graves. A nova vacina que será aplicada em Ijuí poderá ser tomada por pacientes que ainda não foram contaminados.
Os interessados em receber a vacina do estudo devem entrar em contato através do WhatsApp
55 99205-0783, um telefone exclusivo para as inscrições. Mais informações sobre a nova vacina estão disponíveis nas redes sociais do
Oncosite.