A cidade de Ijuí viu um avanço tecnológico nunca ocorrido ao longo dos anos de existência do município. Fundada em 1890, a Capital Nacional e Mundial das Etnias passou a ser destaque no cenário tecnológico nacional.
Atualmente, ficou muito mais fácil para o cidadão de Ijuí se conectar ao mundo digital em busca de aprendizado sobre os mais variados temas e até mesmo fazer uma montagem de fotos para criar seu próprio negócio. Tudo isso foi possível graças aos avanços tecnológicos que o município passou ao longo dos últimos anos.
Uma das notáveis iniciativas ao avanço tecnológico e econômico foi a criação do Impulsa Ijuí. Buscando oportunidades para a troca de experiências, aprendizagem, desenvolvimento e interconectividade entre agentes de aplicação de ideias inovadoras, o local conta com a integração da sociedade civil, governo, empresas e universidades.
Os projetos já desenvolvidos no Impulsa Ijuí puderam ser observados em áreas do agronegócio e saúde. Além disso, houve estratégias aplicadas à captação de recursos para iniciativas inovadoras que são fruto do ecossistema de inovação.
Dentro do ecossistema de inovação do Impulsa Ijuí é possível encontrar:
Sem contar que eventos como o Startup Weekend também são promovidos no Impulsa Ijuí. Criatividade, imersão, networking, mentoria e outros aspectos são explorados ao longo do evento.
A visão estratégica do Impulsa Ijuí busca colocar o projeto como referência na criação e desenvolvimento por meio da inovação. Tudo isso só é possível graças aos avanços tecnológicos e incentivos observados na região.
Um levantamento realizado pelo Sebrae revelou um aumento de 10% no número de Microempreendedores ao longo do último ano. Em meio ao desafio de empreender, poder contar com o apoio de um ecossistema voltado ao empreendedorismo é essencial.
Foi com esse contexto em mente que Ijuí recebeu o Criatec. Esse Centro de Referência presta apoio a projetos inovadores e que tenham impacto socioambiental positivo não só na região, mas também no cenário nacional e internacional.
A ideia do Criatec é oferecer todas as ferramentas necessárias para que empreendedores da região de Ijuí consigam impulsionar seus negócios. Presente na cidade desde 2007, empresas como a Aero Topografia, Gorila App, ZenFisio e muitos outros negócios são alguns dos cases de sucesso da incubadora de empreendedorismo do município.
Um dos exemplos recentes de maior sucesso que foi fruto da Criatec foi a startup Cartfy Market. A empresa criou o primeiro mercado autônomo da região. A ideia de Alan Vitor de Oliveira, idealizador da empresa, foi permitir maior praticidade e segurança para os moradores da cidade.
Os resultados das iniciativas em Ijuí comprovam que as estratégias têm gerado resultados. Porém, investimentos contínuos precisam ser realizados e a busca pela qualificação é essencial para garantir que os participantes terão acesso a tudo que precisam para alcançarem as metas almejadas.
Foi no ano de 2024 que marcou os 40 anos dos parques tecnológicos. Mas, desde o início da iniciativa relacionada à inovação, o desafio de interiorizar esse projeto se confirmou como sendo a principal barreira a ser vencida.
No caso de Ijuí, apenas a Criatec aparece como incubadora voltada a maior conexão entre o empreendedor e a inovação. Isso evidencia que ainda são necessários novos investimentos para garantir que todo um ecossistema seja criado para incentivar empreendedores com base em parceria para desenvolver a educação e aplicabilidade do aprendizado.
Na opinião de Sheila Pires, diretora de Apoio aos Ecossistemas de Inovação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, os ambientes de inovação devem ser vistos muito além das parcerias.
Para Sheila, o sucesso das iniciativas inovadoras depende da disponibilidade de tecnologia focada em sustentabilidade, inclusão e desenvolvimento. Entretanto, isso só é possível com uma real integração entre os mais importantes agentes para que os projetos sejam colocados em prática.
É vencendo as barreiras em prol do desenvolvimento que Ijuí pode continuar se destacando no cenário nacional. Entretanto, para isso será necessário contar com o apoio de agentes públicos, privados, assim como instituições de ensino.
O ambiente voltado ao empreendedorismo e desenvolvimento tecnológico já foi comprovado como eficaz em diversas regiões que adotaram boas práticas voltadas à integração dos agentes que têm influência direta sobre os projetos de sucesso.
Resta a Ijuí garantir que toda a estrutura para o desenvolvimento tecnológico e empreendedorismo seja criada. Com isso, os frutos serão colhidos com base nos pilares de sustentabilidade e inclusão, elementos essenciais na visão de especialistas.