Busca rápidaX

MANCHETES

Devido a cobrança de estacionamento, projeto de cedência do parque à UETI durante a Expofest é rejeitado na Câmara

25 de setembro de 2023

Depois de uma noite de discussões, foi reprovado por oito votos contrários e seis favoráveis, o Projeto de Lei que autoriza o Poder Executivo Municipal dar em permissão de uso gratuito, por prazo determinado, o bem imóvel Parque de Exposições Regional de Feiras e Exposições Wanderlei Agostinho Burmann para a União das Etnias de Ijuí (UETI). A reprovação se deu em razão da cobrança de estacionamento.

A vereadora Bruna Gubiani se posicionou contrária ao projeto devido a cobrança de estacionamento no valor de R$ 20,00 que está mantida pela UETI. Beto Noronha também utilizou a tribuna para expor seu voto contrário ao Projeto de Lei, questionando a falta de transparência no referido projeto, e cobrando posicionamento do prefeito Cossetin, que segundo ele, diante da imprensa disse ser contrário a cobrança de estacionamento, mas que não atendeu o Pedido da Comissão de Políticas Públicas de inserir no projeto de lei a proibição da cobrança de estacionamento.

Josias Pinheiro também voltou a tribuna para debater o assunto. “Infelizmente todas as falas feitas na última segunda-feira não surtiram efeito pra gestão nem pra UETI”.  O vereador Claiton Rolim também se manifestou contrário e falou sobre o poder de persuasão da UETI. “O poder influencia quem tem menos conhecimento” afirma. O vereador Cesar Busnello lembrou que a Expofest é uma feira comunitária e foi criada por várias mãos. “Do jeito que tá indo, a feira vai ser privatizada. Aos poucos tudo está sendo terceirizado. Usem mas não abusem da feira” mencionou o edil ao expor sua opinião contrária à direção da UETI.

Por outro lado, o vereador Ricardo Adamy utilizou a tribuna para agradecer a história e o legado de todos que ajudaram a construir a UETI, levando o nome de Ijuí pro mundo. Ele votou a favor do projeto. “Não foi dito aqui que teremos dois dias de gratuidade na feira. Não foi dito que foram ampliadas as vagas de estacionamento. Precisamos lembrar disso”

Pompeo de Mattos mencionou que se fosse aprovado o projeto, os vereadores estariam assinando um cheque em branco e cobrou do prefeito Andrei Cossetin a criação dum decreto que proibisse a cobrança de estacionamento.

Itamir José Lizot, vereador que tomou posse no lugar de Pipa Michaelsen que saiu de licença, votou favorável ao projeto e se manifestou na tribuna para defender seu voto.

O vereador Marcos Cruz, em sua fala, defendeu os valores cobrados para acessar a Expofest 2023. “Não devemos pensar que tudo está errado. Esse discurso de ‘terra arrasada’ não serve pra Ijuí” mencionou o edil, que votou favorável ao projeto.

Rodrigo Noronha utilizou a tribuna para manifestar seu voto a favor do projeto, lembrando a quantidade de estacionamentos que não serão cobrados. O presidente do legislativo, Paulo Braga, se posicionou contrário ao projeto em sua fala na tribuna, lamentando a falta de diálogo entre UETI e vereadores.

Votaram contra a cedência do Parque
1.Alexandre Lentz
2.Cleuton Rolin
3.Josias Pinheiro
4.Marildo Krombauer
5.Matheus Pompeo
6.Bruna Gubiani
7.Beto Nornha
8.César Busnello

Votaram a favor da cedência do Parque
1.Ricardo Adamy
2.Bira Erthal
3.Antônio Da Cruz
4.Darcisinho
5.ItamirLizotti
6.Rodrigo Noronha

Fonte: RPI
error: Conteúdo protegido!