A meteorologista da Rádio Progresso, Camila Cardoso, confirmou, em entrevista à RPI na manhã desta quarta-feira (4), que o mês de dezembro será de chuvas abaixo da média na região. Segundo ela, “não será um mês totalmente seco, mas os volumes não serão suficientes para atingir a média climatológica do mês”. Além disso, a meteorologia aponta para um cenário com períodos prolongados sem chuva, o que deve elevar a temperatura e aumentar a evaporação, reduzindo os níveis hídricos.
A próxima previsão indica a formação de um ciclone na região de Ijuí entre a tarde de segunda-feira (9) e a terça-feira (10), que, segundo Camila Cardoso, deve ativar as nuvens e trazer cerca de 50 mm de chuva, possivelmente acompanhada de temporais. No entanto, o clima já muda na tarde da próxima terça-feira, trazendo de volta o tempo seco.
Outro evento de precipitação na região está previsto para meados do dia 15 de dezembro; no entanto, essa previsão ainda precisa ser acompanhada, já que a chuva pode ocorrer apenas na área mais próxima de Palmeira das Missões e Frederico Westphalen.