Busca rápidaX

MANCHETES

Dia D de Multivacinação movimentará Ijuí e região neste sábado

17 de outubro de 2025

Neste sábado, vai acontecer o Dia D da campanha nacional de multivacinação para crianças e adolescentes menores de 15 anos. Haverá disponibilização de todas as imunizações do calendário dessas faixas etárias. Em Pejuçara, o Dia D vai ocorrer na Unidade Básica de Saúde, das 8 às 17 horas, e também vai propiciar a revisão da vacinação contra o sarampo para pessoas de 1 a 59 anos, ainda verificação da vacina HPV para adolescentes de 15 a 19 anos. Juntamente, a equipe da UBS pejuçarense vai efetuar atendimento especial às mulheres, visto a campanha Outubro Rosa, com exames preventivos e orientações sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo do útero.

Nos demais municípios, o Dia D de multivacinação vai transcorrer, especialmente, nas unidades Básicas de Saúde. As pessoas precisam levar a caderneta de vacinação, até para verificar se há imunizações em atraso e colocar em dia. Em Bozano, o Dia D aconteceu no último sábado.

Em Coronel Barros, a ação deste sábado ainda vai permitir vacinação contra o sarampo para o público de 1 a 59 anos e imunização de jovens de 15 a 19 anos contra o HPV. Em Chiapetta, o Dia D vai ser na Academia de Saúde, e em Boa Vista do Incra, na ESF Felice Trenhago. Em Jóia, além da vacinação, as atividades, neste sábado, na Unidade de Saúde, também vai ter ações do Outubro Rosa com coleta de preventivo, pedidos de mamografia e testes rápidos para mulheres.

Ijuí

Neste sábado, das 8h às 17h, será realizado o Dia D de Multivacinação. Todas as Salas de Vacinas do de Ijuí estarão abertas, disponibilizando as vacinas previstas no Calendário Nacional de Vacinação, contemplando a população em todas as faixas etárias.

A ação também será uma oportunidade para a atualização da vacina contra o Sarampo, destinada a pessoas de 1 a 59 anos de idade:

-Crianças recebem a vacina contra o Sarampo aos 12 meses (Tríplice Viral) e aos 15 meses (Tríplice ou Tetra Viral);

-Pessoas de até 29 anos devem comprovar duas doses da vacina contra o Sarampo (Tríplice Viral);

-Pessoas de 30 a 59 anos devem comprovar uma dose da vacina contra o Sarampo (Tríplice Viral).

Ressalta-se que a vacina contra o Sarampo também está disponível rotineiramente às quartas-feiras em todas as Salas de Vacinas, inclusive no Turno Ampliado de Vacinação (antigo Corujão), das 17h30 às 20h30. Para a atualização vacinal, é necessário procurar a Sala de Vacinas de referência, apresentando documento de identificação e a Caderneta de Vacinação.

Em Ijuí, funcionarão, neste sábado, as salas de vacinas dos ambulatórios Central, Centro Social Urbano, ainda dos bairros Penha, Thome de Souza, Pindorama, Getúlio Vargas, Boa Vista, Glória, Tancredo Neves, Modelo, Jardim, Assis Brasil, e Luis Fogliatto, também do ambulatório do meio rural. Ainda sobre imunização, no espaço da saúde, parque Wanderley Burmann, durante a Expofest, é disponibilizada a vacina contra a gripe para todos os públicos.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí
error: Conteúdo protegido!