Com o tema “Tecnologias para Transição Agroecológica na Agricultura Familiar”, a Unijuí promoveu, quinta-feira, 30, Dia de Campo. O evento, feito a partir da parceria entre os cursos de Agronomia, Medicina Veterinária e o Programa de Pós-Graduação em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade (PPGSAS), Emater/RS – Regional de Ijuí, e Embrapa Pecuária Sul, de Bagé, foi realizado no Instituto Regional de Desenvolvimento Rural (IRDeR) e reuniu produtores rurais, empresas parceiras e estudantes de escolas da região.
O Dia de Campo teve o objetivo de apresentar à comunidade regional um conjunto de tecnologias para a transição agroecológica na agricultura familiar, que serão desenvolvidas e trabalhadas no âmbito do Projeto “SAFUNIJUI – Estratégias tecnológicas para construção da transição agroecológica em Sistemas Agroalimentares da Agricultura Familiar do Estado do Rio Grande do Sul”, coordenado pelo professor Osório Lucchese.
A programação iniciou com a inauguração de um novo pivô de irrigação. O pivô foi doado pela Empresa Fockink e contribuirá para o avanço na parceria a partir de ações de pesquisa, desenvolvimento e inovação da Unijuí, em benefício de produtores rurais e estudantes da região. O “pivô familiar” da Fockink é um sistema de irrigação com custo de implantação mais acessível e menor investimento em infraestrutura. Ele atende áreas menores, até cerca de 50 hectares, e possui características como estrutura aérea mais leve e torre central menor, mantendo a alta tecnologia.
Conforme o vice-reitor de Administração, professor Edson Luiz Padoin, a parceria com a Fockink é muito grande e promete frutos duradouros. “Essa inauguração é importante pois envolve a Instituição em diferentes níveis, pois vai desenvolver a graduação, pós-graduação, pesquisa e extensão. Além disso, aproxima as Instituições que sabem o poder da agricultura e pecuária regional”, ressalta.
Já o vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, professor Daniel Knebel Baggio, comenta que a inauguração do pivô representa um avanço tecnológico significativo. “Quando falamos em pivô, falamos em tecnologia, seja a instalada no equipamento, no qual a Universidade pode contribuir com a sua automação, ou na tecnologia para o desenvolvimento dos nossos cultivares, que tem participação dos nossos Programas, projetos e cursos de Graduação.”
CEO da Fockink, George Washington Vital da Silva celebra a parceria com a Universidade e ressalta a contribuição que o novo pivô poderá dar para incentivar o desenvolvimento da agricultura. “Isso não é só mérito da Fockink, mas de todos os parceiros que contribuíram para que essa estrutura fosse possível. Tenho certeza que esse projeto será muito utilizado para os estudantes aprenderem e aplicarem as tecnologias. Temos que olhar para fora, mas também para a indústria local, e incentivar as universidades”, destaca.
Também participaram da inauguração representantes de empresas locais, secretários municipais de Ijuí e Augusto Pestana, bem como a diretora do Departamento de Ambientes de Inovação da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (SICT-RS), Andreia Cristina Dullius, e o diretor Rural da Secretaria de Desenvolvimento Rural do RS, Romano Scapin.
Carta de Intenções da Rede de Sistemas Agroalimentares Sustentáveis
No período da tarde, o evento teve o apoio da Rede Leite, bem como da Emater-RS, e contou com a assinatura da Carta de Intenções da Rede de Sistemas Agroalimentares Sustentáveis, entre Unijuí, Embrapa Pecuária Sul e Universidade Federal do Pampa (Unipampa). A carta é um marco para a consolidação de parcerias voltadas à pesquisa e inovação em sistemas agroalimentares sustentáveis.
Conforme o reitor da Unijuí, o Dia de Campo é um dia de intercâmbio, que possibilita ressaltar o quanto é importante a pesquisa desenvolvida no IRDeR. “Este é um dia de pesquisa na prática e não tem como não se emocionar com o que é feito aqui pelos pesquisadores e professores. É uma satisfação muito grande receber a todos neste momento”, relata.
Estações
Além da inauguração do pivô de irrigação, pela manhã também houve a realização de palestra. Uma delas apresentou o Projeto Finep aos participantes Em seguida, foram abordados temas como Serviços Ecossistêmicos dos Sistemas Agroflorestais; Qualidade das Águas e dos Alimentos; A Saúde Única no Contexto das mudanças climáticas; e a plataforma digital de monitoramento de Irrigação para cultura de grãos.
As estações dinâmicas buscaram apresentar temas como Sistemas de Produção Sustentáveis; Sistemas Silvipastoris e Bem-Estar Animal; Tecnologias de Produção e Multiplicação de Bioinsumos; Homeopatia em Sistemas Agroalimentares e saúde única; e sistema silviagrícola. As programações, tanto da Estação de Abertura quanto das demais estações, também foram realizadas à tarde.