Busca rápidaX

MANCHETES

Dia de combate ao fumo: em Ijuí, 77 pessoas procuraram pelo programa de controle de tabagismo neste ano

31 de maio de 2022

Hoje é celebrado o Dia Mundial de Combate ao Fumo. O tabagismo é considerado uma verdadeira pandemia, já que é a maior causa de morte evitável do mundo. Segundo a Organização Mundial de Saúde, o tabagismo mata 8 milhões de pessoas anualmente. Para ajudar aquelas pessoas que desejam largar o vício, o município de Ijuí dispõe do programa municipal de controle e tratamento do tabagismo, coordenado pela enfermeira Eliana Elisa Rehfeld Gheno. Segundo ela, no primeiro quadrimestre deste ano, 77 pessoas procuraram pelo programa, nos dez serviços de saúde que possuem profissionais capacitados. Do total, 43 são homens e 34 mulheres. Destes, 61 pacientes tem idade entre 19 e 59 anos, e os demais são pessoas acima de 60 anos. No entanto, a coordenadora alertou sobre uma triste realidade: dos 77 pacientes que iniciaram o tratamento para parar de fumar, apenas 24 concluíram as quatro sessões estruturadas conforme o previsto no programa. Na última sessão, 18 pessoas haviam conseguido largar o vício. No ano passado, 180 pessoas procuraram pelo serviço.

Também em 2021, o programa municipal passou por uma ampliação, através da capacitação de novos profissionais. Em Ijuí, segundo a coordenadora, quase todas as unidades de saúde tem profissionais habilitados para o atendimento. Para os próximos quatro meses, a coordenadora afirma que o município de Ijuí vai dispor de 14 unidades de saúde com adesão ao programa. Naquelas unidades que não há profissionais capacitados para atuar no projeto, os pacientes são encaminhados a outros serviços da secretaria, que possam atender a demanda.

O programa ou o tratamento, consiste em terapia cognitivo-comportamental e uso de medicação (adesivos de nicotina e bupropiona). Além disso, são desenvolvidas atividades educativas para prevenção do uso do tabaco, cigarro eletrônico, narguilé, entre outros. Atualmente a Secretaria de Saúde de Ijuí dispõe de 40 profissionais capacitados para atuar no programa.

Quem tiver interesse em parar de fumar, pode procurar qualquer serviço de saúde do município, através do posto de saúde de referência. Após manifestar o interesse ao programa, uma avaliação é agendada com o paciente.

Fonte: Radio Progresso de Ijuí