Busca rápidaX

MANCHETES

Dia do Produtor de Leite tem comemoração, reconhecimento e debates na Unijuí

12 de julho de 2024

A Vice-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí promoveu na manhã desta sexta-feira (12), um evento alusivo ao Dia do Produtor de Leite. A atividade, aberta com a degustação de um café colonial, contou com a participação de produtores rurais de Ijuí e região, pesquisadores, autoridades e empresários.

Realizada no Centro de Eventos, a programação contou com um painel sobre a “Situação atual da cadeia produtiva de leite e proposições para qualificação”, a cargo da professora e médica veterinária, Denize da Rosa, e da produtora e engenheira agrônoma, Sula Viecili Zardin. Também ocorreu a entrega das premiações aos produtores de leite de Ijuí e o encontro de técnicos e egressos da Unijuí que atuam na bovinocultura de leite.

Conforme destacou o vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí, professor Daniel Knebel Baggio, o principal objetivo do evento, com nova edição já confirmada para 2025, foi fortalecer a cadeia produtiva do leite. Por esse motivo, foram pensados momentos de discussão para não só celebrar o trabalho que vem sendo realizado, mas também debater os desafios e projetar o que vem pela frente.

“A Universidade se envolve muito com a cadeia do leite, de várias formas: pelo ensino, por meio dos cursos de Medicina Veterinária e Agronomia; pela extensão, o que nos permite estar em contato com o produtor; e pela pesquisa, especialmente através do nosso Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade, que estuda, que busca avanços e a modernização da cadeia do leite. Temos, ainda, o envolvimento do Programa de Melhoramento Genético e do próprio ecossistema Impulsa, que busca a inovação para as mais diversas áreas de Ijuí e região”, destacou o professor.

Secretário Municipal de Desenvolvimento Rural e professor na Unijuí, Emerson Pereira reforçou que o evento foi organizado para valorizar os produtores de Ijuí e região, além de fazer a conexão da cadeia produtiva. “Por isso contamos com órgãos públicos, entidades, empresas e pesquisadores. O objetivo é avaliar o que está acontecendo na cadeia atualmente, já que houve uma redução do número de produtores em Ijuí, e o que pode ser feito para melhorar. Temos uma série de desafios envolvendo o setor, desde o preço do leite, a importação até a falta de mão de obra. Então, precisamos pensar em soluções”, afirmou.

Fonte: Unijuí