Hoje, dia 28 de julho, é celebrado o Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais. Essa doença é um problema sério de saúde pública e pode se manifestar de diversas formas na população. Saber como se proteger, como identificar os sintomas e quando buscar tratamento é fundamental. Em Ijuí, o Serviço de Atendimento Especializado (SAE), promove o acompanhamento e tratamento de pacientes com hepatites B ou C. Atualmente 266 pessoas estão em acompanhamento, sendo 198 portadores de hepatite B e 68 pacientes com hepatite C, segundo a enfermeira coordenadora do serviço, Elisandra Dalla Rosa.
O SAE também realiza os testes rápidos, através da coleta de algumas gotas de sangue retiradas dos dedos das mãos, cuja execução e interpretação dos resultados são feitos em um período de 30 minutos. Além do Serviço de Atendimento Especializado os testes também estão disponíveis em toda rede pública municipal, nas Unidades de Saúde.
Para orientar e conscientizar a população sobre as hepatites virais, a Vigilância Sanitária de Ijuí, juntamente com o SAE, segue nesta quinta-feira (28) um trabalho que começou ainda na semana passada, denominado “meu salão livre das hepatites virais”. As equipes estão visitando alguns salões de beleza e distribuindo folders com informações sobre a doença.