Busca rápidaX

MANCHETES

Dia Mundial do Autismo é celebrado hoje; Em Ijuí, grupo TEamor desenvolve ações de incentivo às pessoas com autismo

2 de abril de 2019

O Dia Mundial da Conscientização do Autismo é comemorado hoje. A data visa ajudar a conscientizar a população mundial sobre o Autismo, um transtorno no desenvolvimento do cérebro que afeta cerca de 70 milhões de pessoas em todo o mundo.
Em Ijuí, acontece desde ontem a 1ª edição da Semana Municipal do Autismo. Com o tema ‘diferente é o mundo que queremos”, a programação segue até sexta-feira, dia 05.
De acordo com a psicóloga referencial da Rede de Proteção da Criança e Adolescente de Ijuí, Márcia Amaral, a primeira semana busca conscientizar a população a ter um olhar mais atencioso com quem tem transtorno do espectro autista (TEA).
Segundo a psicóloga, o autismo é um transtorno que tem aumentado a cada dia e as perspectivas futuras é de que em alguns anos uma em cada dez pessoas tenham algum grau de autismo. “Por isso precisamos rever nossas práticas de saúde, práticas pedagógicas, enfim, práticas enquanto sociedade para melhor acolher essas pessoas” destaca Marcia.

Segundo a referencial da Rede de Proteção da Criança e Adolescente, já existem grupos de apoio a pessoas com autismo em Ijuí, como por exemplo o TEamor- Associação dos Familiares, Amigos e Autistas de Ijuí/RS e o grupo de estudos e apoio da Casa AMA.

“O TEamor foi criado pelos próprios pais e familiares que buscavam mais direitos e representatividade para seus filhos” comenta Márcia.

Atualmente, o grupo TEamor é composto por aproximadamente 50 pais, que se encontram a cada quinze dias na sede do bairro Osvaldo Aranha. A informação é da integrante Cristiane Fantinelli.  Ela é mãe de uma menina de 10 anos que possui TEA. Segundo Crsitiane, o grupo está sempre realizando ações para mobilizar os direitos das pessoas com autismo, na busca por melhoria na qualidade dos serviços. A Associação TEamor foi criada em 2018 após uma audiência pública na Câmara de Vereadores.

Segundo a psicologa Márcia Amaral, depois da realização dessa audiência pública, o município de Ijuí evoluiu muito. Ela cita como exemplo o fluxo de atendimento para pessoas com autismo, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde.
“Esse fluxo foi apresentado ao Ministério Público junto a Rede de Proteção a Infância e as entidades de apoio ao autismo de Ijuí e garante algumas prioridades de atendimento. A partir dai se elencou o Caps infantil do município como um serviço de referência as crianças autistas” destaca a psicóloga.

No Brasil, o número de alunos com autismo que estão matriculados em classes comuns aumentou 37,27% em um ano. Em 2017, 77.102 crianças e adolescentes com autismo estudavam na mesma sala que pessoas sem deficiência. Esse índice subiu para 105.842 alunos em 2018.

Ainda é impossível contabilizar o número de pessoas com espectro autista em Ijuí. Márcia afirma que houve proposição de um senso para fazer esse levantamento, mas a ideia foi inviabilizada devido a realidade financeira de Ijuí.
“Estamos desenvolvendo alternativas que facilitem esse controle, uma delas é o novo sistema informatizado operacional da Secretaria Municipal de Saúde, que está em fase de implantação” destaca. Nesse sistema, todas as unidades básicas vão ser interligadas, e o objetivo é perguntar na hora da identificação do paciente se o mesmo é portador de autismo, ou se possui algum caso na família. 

De acordo com a integrante do grupo Teamor, Cristiane Fantinelli, quem tiver uma pessoa da família com autismo, criança ou adulto, e tiver interesse em procurar o grupo, sempre será muito bem recebido.

“O grupo TEamor é um espaço de empoderamento e luta pelos direitos, são diversas famílias que se unem por um objetivo em comum” destaca a psicologa. 

Para mais informações sobre o TEamor, basta entra em contato com a presidente Raquel Pinto através do telefone 01455 99 215 57 66, ou com Cristiane pelo 014559 9182-3989, ou ainda através do e-mail [email protected]

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí
error: Conteúdo protegido!