Busca rápidaX

MANCHETES

Dias de campo nesta semana em Ijuí trarão novidades sobre forrageiras de inverno e cultivares de trigo

8 de setembro de 2025
Mariele Cezimbra Lopes

Quarta e quinta-feira dessa semana, haverá dias de campo no interior de Ijuí, iniciativa da Emater, em parceria com a Embrapa, Biotrigo, OR Sementes e secretaria da Agricultura do Rio Grande do Sul. Dia 10, quarta, vai ocorrer dia de campo de forrageiras, na propriedade de Lauro Adriano Dreffs Dudar, localidade de Linha 2 Norte. Esse encontro vai ser direcionado apenas para produtores de leite, com início às 14 horas. Na ocasião, a secretaria de Desenvolvimento Rural e Embrapa apresentarão vitrine de forrageiras e plantas para silagem de inverno. Após, haverá explanação sobre solos e conforto animal, por meio da Emater e prefeitura de Ijuí.

quinta-feira, também com começo às 14 horas, na propriedade da família Cezimbra Lopes, comunidade de Capão Bonito, distrito de Mauá, vai ser a vez do dia de campo de culturas de trigo e forrageiras, nesse caso, para todos os agricultores interessados. Embrapa, secretaria de Desenvolvimento Rural, OR Sementes, Biotrigo e Emater apresentarão novidades sobre trigo, forrageiras e solo. Os eventos foram temas de matéria especial, ontem, às 6 horas e 30 minutos, no programa Progresso Rural da RPI.

O agrônomo na Emater, em Ijuí, Edewin Bernich, comenta que existem vários canteiros com experimentos de forrageiras e novidades em trigo. Ainda observa que são novas variedades com potencial muito mais elevado de produção em comparação dos produtos atualmente existentes. Os dias de campo em Ijuí, nessa semana, são direcionados para produtores de Ijuí e região.

Mariele Cezimbra Lopes, umas das proprietárias da propriedade onde vai acontecer o dia de campo na quinta-feira, concedeu entrevista ontem pela manhã no Progresso Rural. A jovem agrônoma ressalta que uma das áreas de produção da família é o gado de corte, raça angus, com cerca de 200 animais. Porém, a projeção é aumentar para cerca de 300 bovinos no próximo verão.

Para essa produção, a propriedade precisa ter bom alimento disponível, daí o plantio de aveia, trigo, capim sudão, azevém, triticale, ervilhaca, trevo, dentre outras espécies. Há, também, milho irrigado por pivôs. Mariele Cezimbra Lopes explica que algumas dessas cultivares já são cultivadas na propriedade e a parceria com a Emater visa trazer novas alternativas. (Abaixo, sonora de Mariele)

Mariele Cezimbra Lopes ainda aborda a importância de algumas mudanças na propriedade de família que proporcionaram a sucessão rural e fazer com que ela permanece na agricultura. (Abaixo, sonora de Mariele)

Não é necessária inscrição para os dias de campo nas propriedades das famílias Dreffs Dudar e Cezimbra Lopes, em Ijuí. Abaixo, entrevista completa com Mariele Cezimbra Lopes.

Confira informações do Dia de Campo Família Dudar

Confira informações Dia de Campo Família Cezimbra Lopes

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí
error: Conteúdo protegido!