O governador Eduardo Leite sancionou no final do mês passado o Projeto Pró-Hospitais (PPH/RS), que permite que empresas destinem uma parcela do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para hospitais filantrópicos e Santas Casas do Estado. O Hospital de Clínicas Ijuí (HCI) é uma das instituições que será beneficiada pela iniciativa. Segundo o vice-presidente da instituição, Marco Sagave, será de responsabilidade do HCI elaborar os projetos e apresentá-los às empresas, que darão o aval para que o Estado faça a destinação do ICMS.
Em entrevista à Rádio Progresso na manhã desta segunda-feira (05), a direção da casa de saúde detalhou quais os próximos passos a partir de agora, frisando que os meses seguintes serão de organização dos projetos e definição de quais empresas podem ser parceiras da instituição.
Além disso, o presidente do HCI, Dr. Douglas Uggeri, comemorou o recurso de R$ 6,1 milhões ao HCI, anunciados recentemente pela ministra da Saúde, Nísia Trindade, e o ministro-chefe da Secretaria de Apoio à Reconstrução do RS, Paulo Pimenta. A verba será utilizada para o custeio do hospital, como compra de insumos e medicamentos. Na mesma entrevista, Uggeri detalhou o andamento da busca por recursos para construção do Hospital do Câncer Infantil, cuja obra deve iniciar no próximo ano.
Confira abaixo a entrevista completa: