O ministro da Educação, Camilo Santana, informou, ontem à noite, que a divulgação do gabarito oficial do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano vai ser antecipada. A previsão era divulgar o gabarito no dia 20 desate mês, mas o ministro disse que vai ser liberado nesta semana. Porém, ainda não está definida a data. Já a entrega final dos resultados está prevista para 13 de janeiro de 2025.
Ontem, foi realizada a segunda e última etapa de provas do Enem de 2024. Os candidatos fizeram as provas de ciências da natureza, ou seja, física, química e biologia e suas tecnologias, além de matemática. A abstenção, ontem, foi de 30,6%, superior ao primeiro dia de provas, em 3 de novembro, que ficou em 26,6%. Ano passado, no segundo dia de provas do Enem, 32% dos candidatos não compareceram para realização das provas.
Os participantes que perderam as provas do Enem, no primeiro e segundo dias, visto problemas logísticos ou devido a doenças previstas no edital, poderão solicitar a reaplicação das provas de hoje até sexta-feira.
As provas serão reaplicadas nos dias 10 e 11 de dezembro. Ijuí foi um dos municípios brasileiros onde houve aplicação de provas do Enem. Estavam inscritos, na Colmeia do Trabalho, cerca de três mil candidatos.
E o ministro da Educação, Camilo Santana, disse, ontem, que estuda voltar a usar o Enem como certificação de conclusão do ensino médio para estudantes maiores de 18 anos. A mudança deve passar a valer no Enem de 2025.
A certificação por meio do exame deixou de vigorar em 2016. Camilo Santana também afirmou que outra possibilidade em análise é convergir o Enem com o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), utilizado para medir o desempenho dos estudantes do ensino médio.