Durante o 36º Jantar Italiano da localidade de vila Floresta, interior de Ijuí, no último sábado, foram divulgados os resultados do 1º Concurso de Vinho Artesanal, realizado pela própria comunidade. Olavo Vieira tem os detalhes. Na categoria vinho branco o primeiro lugar foi para Fernando Lucchese, do bairro Getúlio Vargas de Ijuí.
No vinho tinto o vencedor foi o produtor Elói Sandro Coppetti, de vila Floresta. Os três primeiros colocados em cada categoria receberam troféus e pipas de polietileno. O concurso contou com a participação de 17 produtores, que inscreveram 24 amostras de vinhos, ou seja, 12 de vinho branco e 12 de vinho tinto. A avaliação das amostras foi feita em degustação às cegas, no dia 21 de agosto.
Os demais resultados do concurso de vinho artesanal do distrito de Floresta foram os seguintes: segundo lugar vinho branco foi para Osório Lucchese, do bairro Universitário, e o terceiro para Sadi Czyzevski, de vila Floresta. Segundo lugar no vinho tinto para Grasielo del Frari, da vila Alto da União, e no terceiro lugar, José Ficher, residente no bairro Thomé de Souza de Ijuí. Segundo Felipe Coppetti, um dos organizadores do 1º Concurso de Vinho Artesanal do distrito de Floresta, a iniciativa foi feita em parceria com a Emater. Confira demais detalhes:
A avaliação das amostras foi feita por uma banca formada por três técnicos da Emater (Edevin Bernich, Vito Cembranel e Gilberto Bortolini) e dois produtores convidados (Luciano Lorenzoni e Gederson Mori). A organização e compilação dos resultados ficou a cargo de Douglas Iske, da Emater.
Premiados
Categoria Vinho Branco Artesanal
🥇 Fernando Lucchese (bairro Getúlio Vargas) – uva Niagara Branca
🥈 Osório Lucchese (bairro Universitário) – uva Moscato
🥉 Sadi Czyzevski (Vila Floresta) – uva Niagara Branca
Categoria Vinho Tinto Artesanal
🥇 Eloi Sandro Coppetti (Vila Floresta) – uva Bordo
🥈 Grasielo del Frari (Vila Alto da União) – uva Bordo
🥉 José Ficher (bairro Thomé de Souza) – uva Bordo
Sorteio do prêmio surpresa: Claudemir Guarda Lara (bairro São Geraldo).
Todos os premiados receberam troféus e os seguintes prêmios:
– 1º lugar: pipa de polietileno 90L
– 2º lugar: pipa de polietileno 60L
– 3º lugar: pipa de polietileno 30L
– Sorteio: proveta + mostímetro de babo
Tradição e comunidade
As inscrições foram realizadas entre 04 e 15 de julho, exclusivamente para vinhos artesanais das variedades branco e tinto, safra 2025. Segundo a organização, o concurso tem como objetivo valorizar e incentivar a produção artesanal de vinhos, além de fortalecer os laços comunitários por meio da fé e da tradição.
O jantar italiano recebeu a presença de mais de 450 visitantes, que prestigiaram tanto a gastronomia quanto a cultura local. A coordenação do concurso agradeceu ainda o apoio dos patrocinadores (BASF, FMC, Tecnomyl, Arno Panegalli e Indupropil), bem como o trabalho voluntário dos membros da comunidade que contribuíram para o sucesso do evento.