Quando criança, com uma infância humilde e integrante do Lar da criança Henrique Liebich, Luan Kaique de Moura sequer imaginava um dia estar entre os três melhores dos 800 metros rasos no atletismo brasileiro, tampouco ser homenageado no plenário da Câmara de Vereadores de Ijuí. Por isso, faltaram as palavras enquanto recebia o reconhecimento dos parlamentares de Ijuí, na noite desta segunda-feira, 03.
Em sua fala, não economizou nos agradecimentos. Com a costumeira humildade, Luan lembrou de cada uma das pessoas que contribuíram para sua trajetória vitoriosa. Em um ano e sete meses, ele ostenta medalhas como 3° melhor do Brasil nos 800 metros rasos, atual campeão gaúcho sub 18, sub 20 e adulto dos 400 metros rasos, além de ser campeão gaúcho nos 200 metros. Por último, conquistou o vice-campeonato brasileiro estudantil.
Luan foi o primeiro aluno da escola de atletismo da Associação Noroeste Runners (ANR), a “jóia da casa” e um dos tantos motivos do brilho nos olhos do presidente Ethor Martins. “O Luan é um guri alegre, extrovertido, amigo dos amigos e muito carinhoso. Ele também é muito apegado à mãe. Tudo o que conquistou é mérito dele, da luta e dedicação que ele tem”, disse. Ele também é o orgulho da dona Juliana, a mãe que sempre se emociona com o caminho vitorioso trilhado por ele.
Já Luan credita à rede de apoio a “oportunidade de vencer”. “Eu tenho que agradecer ao Ethor, ao meu treinador, minha família, colegas de equipe. Todos foram e são muito importantes pra mim”.
O atleta revela grandes planos para o próximo ano. “Ano que vem vamos ter muitas competições e, com certeza muitas vitórias. Ano que vem eu vou estar nessa Câmara mais uma vez, pode anotar”, diz, confiante. A proposição da homenagem é dos vereadores Paulo Braga (PDT) e Matheus Pompeo de Mattos (PDT).