Depois de cerca de 30kg de cocaína terem sido apreendidos nesta quarta-feira, 2, em Ijuí, pela Polícia Rodoviária Federal e Brigada Militar, em desdobramento das apreensões, a Polícia Civil, através da Draco, realizou na manhã desta quinta-feira, 03, a apreensão de mais 84 kg da mesma droga.
Depois da localização desta quarta-feira, a investigação imediatamente foi iniciada, se estendendo até a manhã desta quinta-feira, quando foi apurado que a organização criminosa transportava maior quantidade de drogas.
A Autoridade Policial determinou diligências de buscas complementares nos veículos apreendidos. Em desmanche de um dos automóveis, foram localizados mais 84 kg de cocaína, ocultadas em diversos pontos do veículo. Segundo apurado, o carregamento de drogas não teria Ijuí como destino.
A investigação continua e a Polícia Civil busca elementos para esclarecer e comprovar a origem da droga, se oriunda da Argentina, de onde o veículo possuía placas, bem como o destino final dos entorpecentes, além de responsabilizar também os mandantes/proprietários de fato dos objetos.
Estima-se prejuízo de mais de 4 milhões de reais ao tráfico. Somando as drogas apreendidas nesta quarta-feira, o valor alcança mais de 5 milhões de reais deixados de circular para os criminosos.
Na apreensão desta quarta-feira, os policiais deram ordem de parada ao condutor de um guincho que transportava um C4 Cactus emplacado na Argentina na BR-285.
No automóvel havia um casal paraguaio. Durante a conversa com os policiais, o casal apresentou versões contraditórias, sendo localizados no automóvel aproximadamente 28,1 kg de cocaína. O motorista do guincho informou que foi contratado para transportar o veículo e os passageiros do Paraná para Cruz Alta.
Durante a ação, foi constatado que uma Sportage, emplacada no Paraguai, estava sendo usada pelos criminosos como batedor da carga. Ela era ocupada por outro casal de paraguaios. Os dois veículos, argentino e paraguaio, e a droga foram apreendidos e encaminhados à polícia judiciária. Após contato com a Polícia Argentina, os policiais brasileiros constataram que o C4 Cactus estava com registro de furto naquele país. Diante dos fatos, os quatro cidadãos paraguaios foram presos em flagrante, eles responderão pelo crime de tráfico de drogas.