Busca rápidaX

MANCHETES

Durante agenda em Ijuí, ministro Paulo Pimenta visita Unijuí e HCI

8 de julho de 2024

Em Ijuí para o ato de assinatura de início das obras de duplicação da BR-285, o ministro da Secretaria Extraordinária de Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul, Paulo Pimenta, visitou, na tarde desta segunda-feira (08), duas importantes instituições ijuienses: a Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí) e o Hospital de Clínicas Ijuí (HCI).

Na Unijuí, o ministro foi recebido pelo reitor da Universidade, professor Dieter Rugard Siedenberg, pelo vice-reitor de Administração, professor Edson Luiz Padoin, e pelo vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, professor Daniel Knebel Baggio. A proposta do encontro foi de apresentar demandas da Universidade, em especial o projeto voltado à implantação do curso de Medicina em Santa Rosa, no qual a Unijuí busca concorrer no Edital SERES/MEC 01/2023, que visa a seleção de propostas para abertura de novos cursos de Medicina no Rio Grande do Sul.

Um ofício foi entregue ao ministro com o pedido para que seja feito o agendamento da visita técnica do INEP/MEC para o reconhecimento do curso de Medicina no campus de Ijuí, uma vez que, para aquelas instituições que já possuem cursos abertos, o reconhecimento conta pontos. O reitor destaca que a visita técnica está sendo aguardada desde o ano passado. “A nossa primeira turma se forma agora em dezembro e queremos o reconhecimento para conseguirmos pontuar melhor para conseguir implantar o curso em Santa Rosa”, reitera.

Conforme o ministro, as solicitações feitas pela Unijuí devem ser respondidas em breve. “Podem ter certeza que vamos dar o encaminhamento necessário para essas questões e tão logo elas estarão resolvidas”, declara.

Já no HCI, Pimenta conheceu a estrutura física da Radioterapia, serviço que será qualificado com novo equipamento viabilizado com recursos do Ministério da Saúde, e participou da apresentação do projeto de construção do Hospital do Câncer Infantil. Além da diretoria da instituição, integraram o encontro médicos, colaboradores e lideranças regionais.

Durante sua passagem, o ministro reforçou o compromisso do Governo Federal com o HCI e garantiu a visita da ministra da Saúde, Nísia Trindade, para apoiar a iniciativa do hospital oncológico pediátrico. “Ela está se organizando para vir a Ijuí já com novas e boas notícias. Estamos empenhados em buscar recursos para a construção do prédio do hospital e, também, para compra dos equipamentos. Estou encantado com o que vi aqui. Saibam que vocês têm um aliado para trabalhar em todas as frentes”, elogiou Pimenta.

Confiante, o presidente do HCI, Douglas Prestes Uggeri, acredita que esse foi mais um passo para a implementação do serviço, que será referência para a macrorregião, que abrange cerca de 3,6 milhões de gaúchos. “O ministro pareceu satisfeito com o que viu, pois o Governo Federal busca a descentralização da saúde, e o HCI oferece essa possibilidade. Oferecemos serviços completos e qualificados. Foi um momento especial, que reforça que estamos no caminho certo para trazer mais saúde para a população regional”, afirmou Uggeri.

Foto: Marcos Bock.

Fonte: RPI com informações do HCI e Unijuí