Lançado no início deste ano pelo SESC, o projeto EAD-EJA (Educação para Jovens e Adultos) busca dar oportunidade a jovens e adultos de cursar o Ensino Médio a distancia gratuitamente e, ao mesmo tempo, obter uma qualificação profissional. O projeto está disponível para alunos de 13 estados nas regiões Norte, Nordeste e Sul. Em Ijuí, as aulas começaram no dia 21 de março e todas as 35 vagas foram preenchidas.
Nesta primeira fase, o Sesc EAD EJA oferece como qualificação profissional o curso de produção cultural. Os estudantes que participam da EAD-EJA tem também acesso a atividades presenciais e on-line de cultura, esporte e lazer oferecidas pelo Sesc nos estados participantes.
Segundo Eduardo Cardoso Filho, supervisor de educação do Sesc de Ijuí, os 35 alunos que participam do projeto em Ijuí estão empolgados e participam ativamente. Somente 20% do curso acontece de forma presencial, ou seja, toda quinta-feira a noite. Em Ijuí, as aulas são ministradas numa sala junto ao Senac. Outra facilidade que o programa oferece é a formação dos alunos em 18 meses, ou seja, um ano e meio. Ao final do curso, os estudantes vão ter direito também a uma formatura e além do diploma de Ensino Médio vão receber qualificação como produtores culturais.