Busca rápidaX

MANCHETES

Eleitor poderá pedir a suspensão temporária do voto, mas votar até o horário limite neste domingo

1 de outubro de 2022

As seções eleitorais vão disponibilizar, neste domingo, 02, no primeiro turno das eleições, a lista com os nomes dos candidatos a presidente da república, governador, senador, deputados estaduais e federais, com os respectivos números.

Caso o eleitor esquecer os números ou tiver dúvidas, ele poderá consultar essa lista. Porém, não será possível pedir ajuda para os mesários. Se persistir a indefinição e caso o eleitor ainda não começou a digitar os números dos candidatos na urna, o votante poderá solicitar a suspensão do voto, ir para casa ou outro local e verificar os números dos candidatos, retornar à seção e votar até as 17 horas, quando vai terminar o pleito.

No entanto, se o eleitor votar para deputado federal, que é o primeiro voto, não será mais possível suspender a votação; com isso, terá que encerrar o processo no mesmo ato. Diante disso, a Justiça Eleitoral reforça a importância de que as pessoas anotem os números dos candidatos num papel e levem para a urna, ou seja, é permitido o uso de cola. A votação vai começar as 8 horas.

Quanto ao telefone celular, o aparelho terá que ser deixado com mesários, ou seja, não poderá ser levado à cabine de votação. Em caso de insistência, as pessoas que estiverem em serviço na seção, poderão chamar a Polícia, com possibilidade de confecção de ocorrência policial. Se o votante tiver o e-titulo, ou seja, o titulo eleitoral eletrônico, ele mostrará para os mesários e o celular ficará na mesa. Após votar, o eleitor vai receber novamente o aparelho. Também não vai ser possível votar armado, mesmo em relação a pessoas que tenham o porte de armas.

Para votar é obrigatório apresentação de documento com foto. O título eleitoral é opcional, mas se a pessoa não estiver com o título ela precisa estar segura de que lembra o número da seção. O e-titulo precisa ter foto, caso contrário o eleitor necessita ter documento com foto. A ordem de votação será a seguinte: primeiro o voto vai ser para deputado federal (com quatro dígitos); após, deputado estadual (cinco dígitos); senador (três dígitos); governador (com dois dígitos); e, por último, presidente da República (com dois dígitos).

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí
error: Conteúdo protegido!