Os eleitores de Ijuí e região vão votar em novas urnas eletrônicas nas eleições municipais deste ano, dia 6 de outubro. As Zonas Eleitorais com sedes em Ijuí, Augusto Pestana e Cruz Alta, vão substituir todos os equipamentos utilizados até o pleito de 2022. Ou seja, as urnas, modelo 2010, vão ser trocadas por equipamentos modelo 2022.
São urnas mais estreitas e mais altas, com melhor visor, onde aparece nome e número dos candidatos. Porém, para os eleitores não haverá alteração na forma de votar, ou seja, com teclado no método já conhecido, além de manutenção de outros critérios.
Na área da 23ª Zona Eleitoral, sediada em Ijuí, abrangência de seis municípios, são 346 urnas eletrônicas se contabilizar os equipamentos que ficam de reserva. Em Bozano são utilizadas 11 urnas; Ijuí, 230; Catuípe, 34; Ajuricaba, 21; Nova Ramada, 9; e Coronel Barros 10.
Já na 155ª, sediada em Augusto Pestana, que também abrange Jóia, são 66 urnas. No que se refere à 17ª Zona Eleitoral, com sede em Cruz Alta, o que inclui Pejuçara e Boa Vista do Cadeado, o total é de aproximadamente 300 urnas eletrônicas, também todas novas.