Resultado de uma parceria entre a Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do sul- Unijui, Poder Público Municipal e Governo do Estado, a Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica- CRIATEC- completa em 2022, 15 anos de atuação em Ijuí.
Segundo a coordenadora do projeto, Maria Odete Palharini, o principal objetivo do programa é transformar conhecimento em negócio. Ou seja, o futuro empresário apresenta as ideias na Criatec e a partir disso tem acesso a um pacote de serviços de consultoria para colocar o projeto em prática. A partir daí, o programa oferece acesso à infraestrutura física e tecnológica.
O prédio de 522 m², localizado nas proximidades do campus da Unijuí, conta com 11 salas individuais, laboratórios, espaços de reunião e treinamento e ambiente de convivência. Segundo Maria Odete, os três primeiros anos do negócio são desenvolvidos na Criatec, período necessário para que a empresa possa se fortalecer para depois se instalar no mercado.
Ao longo dos 15 anos, 30 empresas foram consolidadas com o apoio do programa de incubação. Dessas, 98% estão no mercado de trabalho. “De 2007 até aqui, temos uma boa experiência sobre o que dá certo e o que não dá”, destaca Maria Odete. A coordenadora afirma ainda que neste ano a Criatec conta com duas salas liberadas, o que vai possibilitar a seleção de mais duas empresas para compor o programa. Além disso, a coordenação está buscando mais espaço para abrigar outras empresas e estimular ainda mais a criação de novos negócios.
Podem participar do processo de incubação somente empresas nascentes, ou seja, de zero a três anos. Aquelas que existem há mais tempo e querem desenvolver algum projeto de inovação podem contar com o auxílio da Agência de Inovação da Unijuí, que presta apoio às empresas já consolidadas.
Interessados em saber mais sobre o programa de incubação podem entrar em contato através do telefone (55) 3332- 0212 ou e-mail: [email protected].