A Associação dos Artesãos de Ijuí (ADAI) já está em clima de páscoa, apesar do tempo que falta. As artesãs prepararam a vitrine da sede da associação, que fica no ‘coração’ da Praça da República, com itens que remetem o período pascal, uma vez que os pedidos já começaram a chegar. De acordo com a presidente da ADAI, Eva Barth, a principal demanda atualmente é a volta às aulas, que sempre representa aumento na busca por itens personalizados, como toalhas de boca, fronhas e cobertores.
A artesã disse ainda que turistas de outros estados têm visitado a associação, especialmente os oriundos de Minas Gerais, Pará, Goiás. “Temos nosso livro de presenças, onde as pessoas assinam o nome e o município/estado. Ficamos muito felizes de receber gente de todo o canto, que vêm conhecer nossa arte”, disse. Ela complementou que os turistas geralmente buscam peças que remetam à cidade, como miniaturas do monumento ao imigrante e guirlandas.
Eva explica que apesar do movimento impulsionado pela volta às aulas, o período atual tende a ser mais calmo, uma vez que as datas comemorativas é que costumam aumentar as vendas. “O movimento agora não está muito alto, mas mesmo assim sabemos que as pessoas procuram mais artesanatos e trabalhos manuais quando tem alguma data específica”, disse.
A associação trabalha com produtos a pronta entrega, mas também personaliza de acordo com o gosto do cliente. Para entrar em contato, o telefone é o 33327698.