Busca rápidaX

MANCHETES

Em eleição inédita, Braga escolhe novo vereador

8 de dezembro de 2025

Ontem,  o eleitorado de Braga escolheu o candidato Everton Della Libera como novo vereador. Esta eleição suplementar decorre do falecimento do vereador Bolívar Della Libera em 24 de julho deste ano, no primeiro ano do atual mandato e pela inexistência de suplente do PP. Os únicos dois candidatos foram os irmãos, Everton Della Libera e Vitória Caroline Della Libera, filhos de Bolivar. 

Everton obteve 909 votos e Vitória, 376 votos. A eleição registrou 332 votos em branco e 88 votos nulos, totalizando 420 votos que não foram destinados a nenhum dos candidatos. Dos 2.886 eleitores aptos a votar, apenas 1.745 foram às urnas, totalizando um índice de abstenção de 39%.

Os trabalhos foram presididos pela juíza eleitoral, Ezequiela Basso Bernardi Possani, auxiliada pela equipe da 140ª Zona Eleitoral, sediada no município de Coronel Bicaco e por servidores do TRE-RS (Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul). O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) estabelece que o mandato obtido no sistema proporcional, pertence ao mesmo partido político pelo qual o parlamentar foi eleito. Por isto é inviável que a vaga seja ocupada por parlamentar de partido diverso daquele que obteve o mandato na eleição e a que pertencia o titular do cargo eletivo.

Curiosidades

Em Braga há 8 locais de votação, 12 seções eleitorais (salas de votação). Em 2025 estima-se que a população do município seja de 3.322, segundo o IBGE.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí e TRE
error: Conteúdo protegido!