Em entrevista à Rádio Progresso, o presidente da Companhia Nacional de Abastecimento, a CONAB, o gaúcho Edegar Pretto, falou sobre o recente anúncio do governo federal da aquisição de até 200 mil toneladas de trigo de produtores gaúchos. Segundo ele, a aquisição faz parte de uma estratégia de fomento de estoques públicos. Lembra que o órgão tem a possibilidade legal de adquirir dos produtores rurais os grãos, desde que o valor pago a estes, esteja abaixo do preço mínimo estabelecido pela Conab.
Disse que a ação também auxilia o consumidor final, pois, a medida que haja majoração no preço de determinado produto na prateleira do supermercado e a CONAB tenha esse produto, ela pode colocá-lo a disposição na região e assim equilibrar os preços.
Pretto falou que a aquisição de grãos não é inédita no país. Lembrou que em 2023 a companhia realizou uma compra de 361 mil toneladas de milho de produtores do centro-oeste brasileiro. Disse que na ocasião os produtores estavam vendendo a saca do grão a R$ 33 enquanto que o valor mínimo estabelecido era de R$ 45.
Edegar Pretto explicou que tanto o produtor, de forma individual, como as cooperativas, vão poder realizar o procedimento. No caso do produtor, este deverá estar incluso no Cadastro Nacional de Produtor Rural, depois deverá preencher um formulário indicando a intenção de venda com as informações do produto. Pretto afirmou ainda que cada produtor poderá vender o equivalente a 1.800 sacas de trigo neste processo.
Ele finalizou indicando o endereço de e-mail [email protected] e o telefone 51 33 14 41 60 para que os produtores possam sanar suas dúvidas.