Busca rápidaX

MANCHETES

Em entrevista à RPI, Eduardo Loureiro cita os planos com a Secretaria de Cultura do RS

28 de abril de 2025

Anunciado oficialmente pelo governador Eduardo Leite para comandar a Secretaria da Cultura do RS, o deputado santoangelense Eduardo Loureiro (PDT) terá como principal tarefa organizar as festividades em alusão aos 400 anos da Missões Jesuíticas, celebradas em 2026, segundo anunciou em entrevista à Rádio Progresso na manhã desta segunda-feira (28).
O fato de ser da capital missioneira e já ter sido prefeito do município o tornam vasto conhecedor do tema.
Questionado sobre as mudanças que prevê após a saída da antiga secretária, Beatriz Araújo, que comandava a pasta desde 2019, Loureiro garantiu que não planeja ruptura na política conduzida até então. Segundo ele, também não existe a pretensão de troca dos dirigentes de órgãos vinculados à Cultura, como a Fundação Teatro São Pedro e a Casa de Cultura Mario Quintana.
Ele confirmou à RPI que o cargo será ocupado por menos de um ano: o atual deputado estadual será candidato novamente nas eleições de outubro de 2026, ou seja, vai precisar se afastar da função seis meses antes, em abril de 2026.

Além de dar uma atenção especial ao programa de desenvolvimento dos 400 Anos das Missões, Eduardo Loureiro afirmou durante entrevista que, de forma geral, seu maior compromisso será reafirmar a identidade cultural do estado.

Citou ainda a necessidade de apoiar mais os Centros de Tradições Gaúchas (CTGs). Loureiro acredita que essas entidades tradicionalistas “não contam com o apoio que deveriam, não por falta de vontade, mas devido a limitação de recursos”. O futuro secretário disse que já levou essa necessidade ao governador.

A transição no secretariado começa nesta tarde.

Ouça abaixo a entrevista completa concedida por Eduardo Loureiro na manhã desta segunda-feira (28). 

Fonte: RPI / Foto: Reprodução/ redes sociais
error: Conteúdo protegido!