Busca rápidaX


MANCHETES

Em entrevista na RPI, Ministro Pimenta ressalta prioridade na construção de casas após enchentes no RS

10 de julho de 2024
Ministro também terá outras agendas com reuniões em Ijuí e Cruz Alta nesta segunda-feira (Foto: Câmara dos Deputados/Reprodução)

A principal prioridade do momento do governo federal, em relação a investimentos no Rio Grande do Sul, devido às recentes chuvas e enchentes, é a construção de casas para quem perdeu os imóveis. Em entrevista, ontem, na RPI, o Ministro-Chefe da Secretaria Extraordinária de Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul e deputado federal, Paulo Pimenta, disse que já existe um programa especial para o Estado, que estabelece doação de imóveis para famílias com renda mensal de até 4 mil e 400 reais.

Nesse caso, a União custeia 100% do imóvel. Trata-se de quem se enquadra nas faixas 1 e 2 do programa Minha Casa Minha Vida. Isso abrange, especialmente, Porto Alegre e região metropolitana, também regiões dos Vales do Taquari, Central e Sinos, ainda Serra Gaúcha, que tiveram grande destruição.

Já para famílias com renda de 4 mil e 400 reais e 8 mil, haverá nova linha de financiamento, pela Caixa Federal, com recursos do FGTS, em que o governo federal vai pagar até 40 mil reais de entrada para construção de imóveis. Já as famílias financiarão apenas as prestações.

Ijuí e região sofreram prejuízos, especialmente, em lavouras, estradas rurais, pontes e bueiros, em razão das enxurradas. No entanto, em Ijuí houve alagamentos em algumas casas localizadas à beira do rio Ijuí, na localidade de vila Itaí, também na cidade. O coordenador da Defesa Civil de Ijuí, Rubem Jagmin, frisa que o município já encaminhou, ao governo federal, a lista de 31 famílias para que recebam o auxílio de 5 mil e 100 reais devido à enchente. São 21 famílias da comunidade de Itaí e 10 do perímetro urbano, especialmente, dos bairros Tomé de Souza, Assis Brasil, Lambari e Glória. Porém, Jagmin, observa que hoje deve ser concluída a listagem de outras cerca de 20 famílias para pleitear o mesmo auxílio.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí