Uma Comitiva da Associação dos Municípios das Missões (AMM), que integram a Federação das Associações dos Municípios do Rio Grande do Sul (FAMURS), continuam em viagem a Portugal e Espanha, onde apresentam o potencial da região para a captação de investidores e buscam novas tecnologias em vários setores do desenvolvimento. O grupo que compõe a Missão Internacional conta com a presença do presidente da Famurs e prefeito de São Borja, Eduardo Bonotto; do presidente eleito da Federação e prefeito de Restinga Seca, Paulinho Salerno; do vice-presidente e prefeito de Guaíba, Marcelo Maranata; do prefeito de Santo Ângelo, Jacques Barbosa; do prefeito de Santa Rosa, Anderson Mantei; do superintendente da Famurs, Darlan Santos; do coordenador de turismo, Mário Nascimento; do coordenador técnico de Comunicação da Famurs, Voltaire Santos e do secretário de Desenvolvimento Econômico de Santa Rosa, Odaylson Eder.
Em entrevista a Rádio Progresso, o presidente eleito da Famurs, prefeito de Restinga Seca, Paulinho Salerno, falou sobre a missão internacional e destacou que a inovação e indústria criativa não são mais uma aposta e sim uma realidade dos municípios. “A grande maioria dos municípios tem se voltado a investir em inovação, principalmente os médios e agora também os pequenos municípios estão avançando. Temos muitas ações acontecendo em todo estado, seja através do programa Inova RS, ou dos parques tecnológicos que já existem, vamos trabalhar essas questões como pautas prioritárias na Famurs”, destaca.
O prefeito de Santo Ângelo, Jacques Barbosa destacou a importância da construção de infraestrutura e logística para possibilitar que o mundo todo tenha acesso à história cultural da região das missões: “temos uma história rica e única no mundo, mas é importante que a nossa própria comunidade, que os missioneiros, se apropriem dessa história. Precisamos atrair o mundo para conhecer as riquezas culturais da nossa região, associando a outras potencialidades turísticas, como a gastronomia e o turismo religioso. Também precisamos investir na capacitação dos agentes turísticos” destaca.
A comitiva embarcou para Portugal no sábado, 28. Lá, foram mantidos contatos com agências de desenvolvimento. Na terça-feira, 31, os representantes gaúchos se deslocaram para a cidade de Braga onde tiveram a oportunidade de conhecer o InvestBraga, um programa com elevado potencial empreendedor. Ontem, a equipe viajou para Barcelona, na Espanha, para reunião na ACCIÓ, agência de desenvolvimento da Catalunha. Hoje, participam de encontro com investidores em Madrid e encerram a agenda com audiência na Embaixada do Brasil, em diálogo com empresários espanhóis.