Os produtores rurais já estão preparando o plantio das lavouras de milho, com dessecação das áreas, controle das ervas daninhas, além de plantas de coberturas, visando a implantação da cultura. A afirmação foi feita pelo engenheiro agrônomo da Emater, João Burati.
Segundo ele, a partir do dia 20 de agosto, os produtores iniciam o plantio do milho, dependendo sempre das condições climáticas. Explicou que a previsão é de que até o final deste mês o clima deve ser favorável para o plantio.
Sobre a área a ser plantada, Burati disse que em Ijuí o milho silagem para alimentação do gado de leite e corte, chega a cerca de 6 a 7 mil hectares. Ele lembrou a importância dos produtores realizqarem o controle de invasoras nas propriedades, bem como regulagem da plantadeira e escolha correta do disco.
Destacou ainda a importância de selecionar a cultivar adequada para cada caso. Também é fundamental, ajustar a quantidade de sementes por hectare, para que o plantio esteja em boas condições.
O agrônomo também observou que o produtor precisa ter paciência na hora do plantio, com o trator em velocidade de 4 a 5 km por hora. Isto se deve para que o cultivo seja adequado e ter um rendimento satisfatório no final.