O engenheiro agrônomo Gilberto Bortolini, da Emater Regional de Ijuí, disse hoje em entrevista à Rádio Progresso, que há em torno de 80 mil hectares de milho cultivados na região. Afirmou que nestes anos de 2024/2025, houve uma produtividade boa nos municípios onde as chuvas se estenderam até o mês de novembro.
Lembrou que em alguns locais, as precipitações não foram satisfatórias neste período, e houve perdas significativas na colheita. Desta forma, ao avaliar a média da produtividade do milho, disse que cerca de 40% das lavouras é irrigada, com 35 mil hectares, onde o rendimento chegou a cerca de 260 sacas por hectare.
Já o milho de sequeiro, a média chegou em torno de 110 sacas por hectare. Em alguns municípios houve perda total da cultura, em função do clima. Sobre a cultura da soja, Bortolini disse que a produtividade foi abaixo do esperado, com muitas perdas na rentabilidade.
A região teve próximo a um milhão de hectares cultivadas, com a soja de sequeiro com produtividade baixa, em função da estiagem de janeiro e fevereiro. Com isto, em alguns municípios houve perda total, bem como em outras lavouras chegou a 65 sacas por hectare, na região de Três Passos e Tenente Portela.
Desta forma, na região da Emater de Ijuí, a média por hectare ficou em cerca de 35 sacas por hectare. Afirmou que mais de 90% das lavouras de soja já foram colhidas na região.