Busca rápidaX

Emater terá novo funcionário em Ajuricaba e participará da Fenape

9 de julho de 2025

O prefeito de Ajuricaba, Paulo Dolovitsch e o secretário municipal de Agricultura, Leroy Campanaro, estiveram no Escritório Regional da Emater/RS-Ascar, em Ijuí, onde foram recebidos pelo gerente regional da Emater, Fábio Pasqualotto, para tratar de temas importantes para o fortalecimento da agricultura no município.
Um dos principais pontos da reunião foi a situação do déficit de servidores da Emater. Atualmente, o escritório da Emater em Ajuricaba está fechado porque o servidor designado para o município ainda não iniciou suas atividades. Conforme ficou definido, ele começa a atuar efetivamente no início de agosto. Além disso, a extensionista da Emater de Nova Ramada também dará apoio ao município, atendendo em Ajuricaba duas vezes por semana.
Outro tema em destaque foi o Plano Rio Grande, através do programa Operação Terra Forte, que busca promover a recuperação socioprodutiva, ambiental e a resiliência climática da agricultura familiar no Rio Grande do Sul. O programa oferece suporte técnico e recursos financeiros para que os agricultores familiares recuperem suas áreas produtivas de forma sustentável.
Entre os objetivos da Operação Terra Forte estão a recuperação dos solos, o fortalecimento da agricultura familiar, o aumento da resiliência frente às mudanças climáticas e a orientação técnica qualificada aos produtores para execução de planos de recuperação. O programa prevê auxílio financeiro de até R$ 30 mil por agricultor, destinado a melhorias como recuperação de fossas sépticas, instalação de internet, construção de reservatórios de água e recuperação do solo.
Em Ajuricaba, o programa deve beneficiar 32 produtores, o que representa um investimento potencial de até R$ 960 mil no município, além da entrega de um trator de 150 CV de potência. Para receber os recursos, os beneficiários devem cumprir exigências do programa, como o cultivo de milho ou sorgo em suas áreas.
O programa é executado pela Emater/RS-Ascar, em parceria operacional com a Secretaria de Agricultura. No final do mês de julho, será realizada uma reunião com os agricultores interessados para explicar a forma de funcionamento do Terra Forte.
Durante a reunião, também foi discutida a participação da Emater na XIV Fenape. Ficou definido que a Emater será responsável pela Mostra da Terneira e pela exposição das agroindústrias familiares, reforçando o apoio à produção local e à valorização dos agricultores do município.
Fonte: Rádio Progresso de Ijuí e prefeitura
error: Conteúdo protegido!