A PRF realizou a operação carnaval neste ano entre os dias 1º e 6 de março. No período, a fiscalização foi reforçada com escalas de equipes extras. A Delegacia sediada em Sarandi é responsável por 850 quilômetros de rodovias federais da região Norte e Noroeste do Estado, abrangendo cidades como Passo Fundo, Erechim, Frederico Westphalen, Carazinho, Lagoa Vermelha, Palmeira das Missões e Sarandi.
As equipes intensificaram o uso de radares portáteis neste período, tendo como fator positivo a redução de 50% no número de veículos autuados por excesso de velocidade. Segundo a PRF, foram emitidos 832 autos de infração, um aumento de 19% em relação a 2018. Destes, 101 são relativos a ultrapassagens indevidas, uma diminuição de quase 60% em relação ao ano passado.
Por outro lado, houve aumento de mais de 200% na constatação de embriaguez ao volante ou recusa do teste do etilômetro. As autuações pela falta do uso de cinto de segurança pelo condutor aumentaram 129% e por passageiros 158%.
Os acidentes reduziram 60%, sendo que, na região, a PRF registrou seis acidentes. Oito pessoas restaram feridas, também uma redução de 60%. Além disso houve uma morte, redução de 66%.