Busca rápidaX

Empreendedores falam à RPI sobre reabertura do Mercado Público de Porto Alegre: “emoção e recomeço”

20 de junho de 2024

Apesar da chuva que cai novamente em Porto Alegre, a semana é marcada por esperança e recomeço. A reportagem da Rádio Progresso foi pessoalmente conferir a movimentação de um dos locais conhecidos como o “coração da capital” na manhã de hoje (20). Trata-se do mercado público, que voltou a abrir as portas em horário comercial nesta terça-feira (18), após a enchente que atingiu o local. Das 102 lojas que haviam antes da cheia, 53 retomam as atividades, segundo a associação dos permissionários do local.

O repórter Marcel Klain conversou nessa manhã (20) com empreendedores que aos poucos retomam suas rotinas. Em entrevista à Rádio Progresso, o proprietário da banca do Holandês, Daniel Souza, que trabalha há 40 anos no local, disse que presenciou situações muito tristes ao longo desse período, como o incêndio de grandes proporções que atingiu a parte superior do local em julho de 2013, depois a paralisação imposta pela pandemia da Covid-19, mas afirmou que nunca vivenciou nada semelhante ao que foi agora, com as enchentes de Maio. Ele relata um misto de sentimentos: a tristeza por estar começando do zero, mas a felicidade por presenciar tanta solidariedade vinda de todas as regiões do Brasil: “Hoje é um dia de recomeço, de esperança, e as pessoas que estão aqui conosco nos dão muita força. Muitas nem vieram pra comprar, mas pra fazer companhia, pra dar força, pra acompanhar o processo de volta” afirma.

Daniel ficou 41 dias longe do trabalho, período marcado por saudades e necessidades. “Ficou bem complicado sobreviver nesse período, alguns colegas perderam tudo, além aqui do mercado, suas casas, mas precisamos seguir unidos e voltar, nosso maior aliado é o povo” acrescenta, esperançoso o empresário.

Diariamente, o mercado movimenta entre R$ 500 a 600 mil, atendendo cerca de 30 mil pessoas. As bancas e os restaurantes que reabriram atendem das 8h às 19h. Já os demais comércios fechados seguem em obras.

Ouça abaixo as entrevistas realizadas na manhã de hoje no Mercado Público de Porto Alegre: 

 

Fonte: RPI/ Fotos: Marcel Klain