O município de Ijuí passa a incorporar a característica de construção de equipamentos para hidrelétricas. Hoje à tarde, a empresa Hidroenergia realizou ato de repasse de uma usina para investidores do Japão. Toda a estrutura foi construída pela Hidroenergia, ou seja, turbina, quatro de comando, gerador, unidade hidráulica, dentre outros equipamentos.
O proprietário da usina no Japão e um engenheiro estiveram ontem na empresa ijuiense, onde também conheceram o processo industrial. Durante entrevista na Progresso, o senhor Maeda, dono da usina no Japão, disse que chegou até a Hidroenergia após indicação de fornecedores residentes no Canadá. Já o engenheiro, Takeo, frisou que ficou bem tranquilo em termos de qualidade dos equipamentos produzidos em Ijuí, após conhecer pessoalmente a empresa. Também enfatizou o profissionalismo da equipe da indústria e a alta tecnologia empregada, o que agora poderá atestar para os japoneses no próprio país.
Já o proprietário da Hidroenergia, Marcos Kieling, observou que o Japão é mais um mercado que se abre, pois a empresa já comercializou usinas para outros países, como Equador, Paraguai, Guatemala, além de negócios encaminhados, por exemplo, com Perú e Canadá. No Brasil, a indústria ijuiense está em processo de construção de equipamentos para usinas em Minas Gerais, Rondônia, São Paulo e outras regiões.
Ainda com os mesmos empresários japoneses, nesta manhã a Hodroenergia assinou contrato para construir outra usina, o que deve ser entregue no próximo ano. Também presente nesta quinta-feira no ato, o prefeito, Valdir Heck, lembrou que Ijuí tem tradição na produção de energia, com a primeira hidrelétrica implantada em 1923. Ainda ressaltou que os japoneses puderam comprovar ontem, em Ijuí, que no Brasil existe profissionalismo e trabalho, em detrimento às constantes manchas negativas da política.